retrospectiva

Projetos da Prefeitura melhoram condição de vida da população que vive na zona rural de CG

O conjunto de projetos idealizados, planejados e executados pela Secretaria de Agricultura (Seagri), demonstra que a Prefeitura de Campina Grande cumpriu bem o seu papel, nos últimos 12 meses, na missão de atender e dar solução aos problemas enfrentados pela população da zona rural. Com decisões firmes de governo, a administração do prefeito Bruno Cunha Lima canalizou, ao longo deste período, dezenas de obras para o setor, proporcionando mudanças substanciais na vida sócio-econômica das famílias que moram em sítios, povoados e assentamentos do Município.

O conjunto de projetos idealizados, planejados e executados pela Secretaria de Agricultura (Seagri), demonstra que a Prefeitura de Campina Grande cumpriu bem o seu papel, nos últimos 12 meses, na missão de atender e dar solução aos problemas enfrentados pela população da zona rural. Com decisões firmes de governo, a administração do prefeito Bruno Cunha Lima canalizou, ao longo deste período, dezenas de obras para o setor, proporcionando mudanças substanciais na vida sócio-econômica das famílias que moram em sítios, povoados e assentamentos do Município.

Uma das estratégias utilizadas pela Prefeitura, por intermédio da Seagri, para criar novas perspectivas econômicas que possam melhorar a qualidade de vida no campo, foi a valorização dos termos de cooperação técnica e parcerias, firmados ao longo deste ano com associações de classes, cooperativas e instituições públicas e privadas, a exemplo da Cagepa, Atecel, Laboratório de Referência em Dessalinização (LABDES), universidades e órgãos do próprio município, com é o caso da STTP. Esta metodologia de trabalho tem possibilitado maior eficácia na execução de projetos e melhor direcionamento das ações, de modo a atender de forma justa e rápida as demandas apresentadas pelas comunidades rurais.

Resultados 

E graças a esta dinâmica e inovadora forma de trabalhar, a Pasta da Agricultura municipal alcançou resultados significativos em vários ângulos do seu campo de atuação, como na área de recursos hídricos, levando água farta e de boa qualidade a inúmeras localidades rurais, por meio de manutenção, recuperação e até implantação de equipamentos como bombas d´água, dessalinizadores, cataventos e chafarizes. Antes, porém, os técnicos realizaram testes minunciosos para identificar a vasão de cada ponto gerador de água.

Em parceria com a Cagepa, a Seagri viabilizou a construção de miniadutoras para levar água canalizada às torneiras das casas das localidades dos Sítios Açude de Dentro, Paus Brancos, na região de Catolé de Boa Vista; e Santo Isidro, no Distrito de São José de Mata. A Pasta da Agricultura também atuou conjuntamente com a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) na edificação de uma importante barragem em Açude de Dentro, além de atender, no decorrer de todo o ano deste ano, 1.577 famílias com fornecimento de água através de carros-pipas.

No que se refere ao atendimento aos pequenos produtores rurais propriamente dito, a Seagri executou uma série de programas, a exemplo de corte de terra, de inseminação artificial, de sanidade de rebanho, de algodão orgânico, de distribuição de muda e de raquetes de palma resistente, de hortas comunitárias e de umbu gigante.

Programas

O Programa Titula Brasil, de alta relevância sócio-econômica para o homem do campo, porque viabiliza a regularização fundiária e dá a ele o título da posse da terra ocupada nos assentamentos rurais, também está sendo tocado pela Seagri, graças a uma parceria firmada entre a Prefeitura de Campina Grande e o Incra na Paraíba. Na própria sede da Seagri, na rua Duque de Caxias, bairro Prata, funciona um escritório para agilizar esse processo. A Pasta também está executando o Programa de Cadastramento Rural das famílias.

O Programa Garantia Safra, de caráter permanente e que consiste em pagamento de pecúlio aos agricultores que perdem suas lavouras por excesso ou falta de chuva, cadastrou este ano 1.350 agricultores, dos quais 1.344 vão ter direito à referida ajuda, de R$ 850, pagos conjuntamente pela União, Estados e Municípios.

Silagem

No caso específico de Campina Grande, as perdas foram provocadas pela escassez de chuvas, principalmente neste segundo semestre. Para atenuar os prejuízos, a Seagri promoveu uma arrojada “operação silagem”, processando por meio de trituramento mecanizado 6.900 toneladas da palha do milho. Com esta medida, os 358 agricultores beneficiados garantem a alimentação de seus rebanhos até à chegada do próximo inverno e o consequente restabelecimento da pastagem no campo.

Além de todos esses programas, a Prefeitura de Campina Grande, via Seagri, ainda oferece uma série de serviços às comunidades do campo, com destaque para a declaração e provas, que facilita a vida do agricultor na hora de se aposentar e, por outro lado, favorece o recebimento do auxílio natalidade e/ou de doença.

Censo

O censo de Agricultores também está sendo realizado pela Seagri, cadastrando para a construção de banco de dados com geoprocessamento das localidades, situação de cada família, sobre criação de animais, produção, benfeitorias da terra e serviços recebidos da Prefeitura de Campina Grande.

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), cuja principal tarefa e fiscalizar a origem dos animais e a qualidade das carnes que chegam ao consumidor, também funciona normalmente por meios de técnicos da Secretaria da Agricultura.

Parcerias

Em parceria com a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), a Seagri deverá sinalizar todas as estradas vicinais da zona rural do município, o que vai ajudar nativos e visitantes a trafegarem pelos caminhos certos com a garantia de que chegarão em segurança ao destino desejado. Para os técnicos que elaboram o projeto, esta iniciativa poderá gerar dividendo econômicos, vez que em muitas áreas do município há pontos de atrações turísticas.

“Nossas propostas, parcerias e ações são pautadas pela ética, profissionalismo e transparência, razões pelas quais dos resultados serem os melhores possíveis, principalmente porque a Prefeitura municipal, movida pela vontade política do prefeito Bruno Cunha Lima, vem dando total apoio ao nosso trabalho, o que nos leva, inclusive, a vislumbrar com otimismo novas perspectivas para 2022”, assinalou o secretário Renato Gadelha, da Agricultura de Campina Grande.

Defensor dos princípios que fortalecem e desenvolvem as entidades cooperativas e melhoram a vida dos cooperados, o secretário Renato Gadelha sempre propõe, durante suas participações nas reuniões do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), a união dos agricultores como forma de encurtar o caminho do desenvolvimento da zona rural, de modo a garantir vida digna a eles e aos seus familiares.

O CMDRS é presidido pelo professor Rubens Alves da Silva, defensor intransigente da Agricultura Familiar, que, ao lado dos demais membros do conselho, tem contribuído positivamente para levar melhorias ao homem do campo deste município.

Além dos órgãos e instituições já citados, a Prefeitura de Campina Grande mantém parcerias para fins de atividades rurais com a Empaer, Sebrae, Embrapa, Insa, Secretaria estadual de Infraestrutura e com a empresa de Fiação Norfil, que fornece semente para o cultivo de algodão orgânico e compra a produção a preços, inclusive, acima dos praticados no mercado tradicional.

Fonte: ASSESSORIA
Créditos: Polêmica Paraíba