oportunidades geradas

Sine-CG conquistou primeiro lugar nacional na meta anual de eficiência dos encaminhamentos para o mercado de trabalho

Em cada canto da cidade existe um novo trabalhador que vai comemorar um final de ano mais feliz. Apesar de o país ainda enfrentar uma crise sanitária e econômica, as novas oportunidades geradas e apresentadas pela Prefeitura de Campina Grande, por meio do Sine Municipal, mostraram um resultado geral positivo, em 2021, na comparação aos anos anteriores.

Em cada canto da cidade existe um novo trabalhador que vai comemorar um final de ano mais feliz. Apesar de o país ainda enfrentar uma crise sanitária e econômica, as novas oportunidades geradas e apresentadas pela Prefeitura de Campina Grande, por meio do Sine Municipal, mostraram um resultado geral positivo, em 2021, na comparação aos anos anteriores.

Os novos projetos implementados desde o início deste ano, a exemplo do Sine Na Palma da Mão, Qualifica Sine e Sine na Comunidade, continuam rendendo frutos aos trabalhadores que conseguiram a qualificação profissional, realização de cadastro, atualização e busca de vagas por meio da internet e redes sociais, sem a necessidade de deslocamento até o prédio do Sine.

As novas diretrizes de gestão, novos projetos, novas parcerias e recursos tecnológicos utilizados facilitaram a vida do cidadão campinense na busca pela recolocação no mercado de trabalho ou conquista do primeiro emprego. Isso refletiu nos números apresentados no balanço anual, realizado pela coordenadora do Sine Municipal, Soraya Brasileiro, neste mês de dezembro. Nas redes sociais, o Sine Municipal atingiu mais de 32 mil seguidores que, diariamente, acompanham as publicações sobre vagas, serviços e cursos oferecidos pelo órgão.

Em relação aos anos anteriores, o Sine-CG atualmente apresenta um aumento de 41% na quantidade de vagas captadas e disponibilizadas aos trabalhadores. Com relação aos trabalhadores colocados no mercado de trabalho, o aumento foi de 23%. E quanto ao índice de segurados, pessoas que estavam desempregadas e foram recolocadas no mercado de trabalho, o percentual é de 31,8%, uma das melhores taxas do país. A maior parte dos dados disponibilizados pelo Ministério do Trabalho são de janeiro a novembro, apresentando 2.388 novas oportunidades neste período.

Em relação aos novos cadastros foram realizados 5.017, de forma presencial e online, neste ano. Neste sentido, os dados apontam que, neste mesmo período, foram encaminhados aos empregadores um total de 38.458 candidatos que se adequaram aos padrões solicitados por essas empresas. Deste número, ao menos 637 eram segurados que também estavam na busca por um novo emprego. Foram contratados, com carteira assinada, pelo menos 1.115, de acordo com os dados fornecidos pelas próprias empresas contratantes.

Na contramão da crise

Neste ano, o Sine-CG encabeçou uma série de reformas administrativas estratégicas, o que intensificou a conexão mútua entre trabalhador e empregador nos últimos meses. Agora, o Sine tem um plano de gestão que garante a capacidade de análise quanto ao andamento dos projetos. Todas essas ações foram executadas, pela equipe do Sine, sob as orientações do prefeito Bruno Cunha Lima.

E a inovação já faz parte do cotidiano no Sine Municipal de Campina Grande. Muito além dos aplicativos, as tecnologias são utilizadas para construir uma nova fase na gestão dos dados que o Sine apresentou ao longo deste ano. Essa ação resultou na superação de metas em todos os indicadores anuais estabelecidos, para cada uma das categorias relacionadas à intermediação de mão de obra no país.

Entre essas categorias estão: Esforço na Captação de Vagas, com a meta geral de 41% e o Sine-CG atingiu o percentual de 55%; Adequação dos Perfis das Vagas, com a meta geral de 40% e CG conquistou 74%; e temos o destaque para Eficiência dos Encaminhamentos, com a meta geral de 22% e CG chegou aos 41%; e, por último, Eficiência dos Encaminhamentos Requerentes do Seguro Desemprego, com a meta geral de 16% e CG fechou com 43%.

Para a coordenadora do Sine-CG, Soraya Brasileiro, a criação do Fundo do Trabalho, concluída em 2021, foi uma conquista para todo o ecossistema da Prefeitura de Campina Grande. “Apesar dos momentos de dificuldades, o trabalho incansável do prefeito Bruno nos deu ferramentas para conseguir melhorar a estrutura necessária para fazer uma Campina maior e melhor. O Fundo do Trabalho, por exemplo, é uma conquista totalmente dedicada ao trabalhador campinense. E, nós, no Sine Municipal, partimos da criação de um plano qualificado e uma Intermediação de Mão de Obra (IMO), mais ágil e mais conectada com as empresas”, disse.

Para Soraya Brasileiro, a atenção dada aos casos especiais, como o Primeiro Emprego, Jovem Aprendiz e as vagas exclusivas para Pessoas Com Deficiência (PCD), contribuíram para destacar o Sine no dia a dia dos trabalhadores que estavam há muito sem esperança.

“Este ano conseguimos cuidar mais assertivamente dos casos especiais, como PCDs e Jovens que buscam o primeiro emprego. E todos, sem exceção, tiveram acesso ao Sine quando criamos um mini call center, para contatar os trabalhadores com perfis adequados para os empregadores e devolvemos o feedback dos processos seletivos e contratações”.

Mãos dadas

Todo o conjunto de soluções desenvolvidas para facilitar o acesso do cidadão aos serviços do Sine foram direcionadas aos trabalhadores, de forma presencial e online, pela primeira vez em 2021. Este ano, a equipe do órgão esteve focada no fortalecimento da qualificação e capacitação dos trabalhadores e dos colaboradores.

Este é o resultado das parcerias e ações conjuntas com outros órgãos públicos e secretarias do município, como as Secretarias Municipais de Assistência Social (Semas); Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI); Cultura (Secult); Educação (Seduc); Juventude, Esporte e Lazer (Sejel); Cadúnico, Defesa Civil, Sine Municipal de João Pessoa, Prefeitura de Soledade e INSS. Ainda assim, não seria possível oferecer as vagas sem as parcerias com a Alpargatas, Tess, Comunidade Verbo da Vida, A&C, Orbital, Vicoa e o Sebrae, entre outras.

Com as instituições de ensino profissionalizante, técnico e superior, a exemplo do Grau Técnico, UNINASSAU, UFPB, UFCG, Sesi, Senai, Senac, Prepara Cursos, CITE Estágios, InforQuality, projetos desenvolvidos pelo Sine-CG (como o Qualifica Sine, Sine nas Comunidades, Mais Empreender e Capacita Sine) tomaram forma neste 2021.

Todos os parceiros garantem mais segurança para novos projetos a serem implantados no próximo ano, a exemplo do Sine Itinerante, Sine Saúde, Sine Pedagógico, Sine Cultura e outros que estão em fase de incubação para 2022.

Fonte: ASSESSORIA
Créditos: Polêmica Paraíba