Pelo menos 16 pessoas morreram em um naufrágio de um barco de imigrantes na ilha de Paros, na Grécia, nessa sexta-feira (24). Esse é o terceiro desastre marítimo envolvendo refugiados em águas gregas desde a última quarta-feira (22), somando cerca de 30 mortos.
As autoridades locais organizaram uma operação de busca e resgate ao noroeste de Paros, utilizando de recursos marítimos e aéreos. A Grécia é uma das principais rotas de entrada da União Europeia para migrantes e refugiados da África e Oriente Médio.
Ainda, as autoridades acreditam que 80 pessoas estavam a bordo do navio. O destino final era a Itália, vindo da Turquia. Giannis Plakiotakis, ministro do transporte marítimo da Grécia, disse que gangues de traficantes foram as responsáveis pelos desastres com os navios.
As autoridades gregas conseguiram recuperar 11 corpos em um outro naufrágio, quando um veleiro que transportava migrantes naufragou em uma ilhota desabitada no sul da Grécia na quinta-feira (23).
O terceiro episódio aconteceu entre a terça e a quinta-feira, quando um barco que estaria transportando até 50 migrantes naufragou na ilha de Folegandros. Dezenas de pessoas desapareceram.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba