Um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo (Ibevar) mostrou que a intenção de compra do brasileiro no Natal teve queda de 24% em 2021 em comparação ao ano anterior. Segundo o estudo, o constante aumento da inflação, as taxas de juros e o alto nível de desemprego no país influenciaram na decisão dos consumidores.
Dos 28 produtos pesquisados, entre alimentos e enfeites típicos desta época do ano, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, móveis, itens de informática, telefone celular e artigos de vestuário, apenas cinco apresentaram aumento na intenção de compra em relação ao Natal de 2020: panelas elétricas (270%), consoles de videogames (70%), jogos eletrônicos (42%), drones (31,2%) e forno de micro-ondas (3%).
Os demais itens registram queda de até 40% na intenção de compra, sendo: telefone celular e smartphones (40%), fone de ouvido (38,2%), bicicleta (33,8%), TV (30,1%) e tablet (29,5%). Com isso, o ano de 2021 apresenta um recuo de, em média, 24% na intenção de consumo para os 28 produtos tradicionais do período natalino, a maior retração observada pelo Ibevar desde 2016 (7%). No ano passado, a queda havia sido de 5% ante o Natal de 2019.
O levantamento da plataforma V+ do Ibevar foi feito com uso de algoritmos de inteligência artificial e análise semântica. Por meio dessas ferramentas, foram extraídos dados de 100 mil manifestações durante o mês de dezembro.
Fonte: T5
Créditos: T5