A chuva que caiu na noite desta sexta-feira (17/12) na capital goiana não impediu que familiares, fãs e amigos do cantor Maurílio Delmont Ribeiro, de 28 anos, se reunissem em vigília pela saúde do sertanejo. O encontro ocorreu em frente ao Hospital Jardim América, na capital goiana, onde o sertanejo está internado desde a madrugada da última quarta-feira (15/12), após ter passado mal durante a gravação de um DVD.
O momento de orações foi organizado pelo produtor e amigo de Maurílio, André Abrahão. Praticamente sem arredar o pé da porta do hospital, ele que é contratado da dupla Luiza e Maurílio, o produtor acompanha a internação do sertanejo de perto. Maurílio teve um diagnóstico de tromboembolismo pulmonar, sofreu várias paradas cardíacas e está em estado grave.
“O objetivo foi fazer uma corrente de oração pela saúde do Maurílio, trazer os fãs, familiares e amigos um pouco mais pra perto dele, mostrar o carinho que sentimos”, disse André.
Chorar menos e sorrir mais
Ao Metrópoles, a esposa de Maurílio, Luana Ramos disse que as esperanças estão renovadas. “A situação é grave, mas a cada notícia que chega a gente tem motivos para chorar menos e sorrir mais. Estamos muito confiantes e sabemos que cada oração está fazendo a diferença na recuperação dele”, disse a companheira do cantor.
De acordo com Luana, ela já conseguiu visitar o marido no leito da UTI e repassar as mensagens positivas que tem recebido dos fãs e amigos. “Eu consegui vê-lo ontem e hoje, conversei com ele, disse que o Brasil inteiro está torcendo pela recuperação dele e eu tenho certeza que ele me ouve”, afirmou.
No entanto, Luana não confirmou a transferência do marido neste sábado (18/12) para uma nova unidade de saúde, conforme expectativa do médico Wandervan Azevedo, que acompanha o caso. Segundo ela, ele só será transferido quando não houver mais riscos e o quadro for totalmente estável.
Milagre
Na quinta-feira (16/12), o médico da Workshow, escritório que gerência a carreira de Luiza e Maurílio, disse ao portal que havia a possibilidade da transferência para outro hospital, caso o quadro de saúde do cantor continuasse progredindo positivamente.
A mãe de Maurílio, Odaísa Belmont, agradeceu as orações e a ação da banda do filho. “Gente do Brasil todo torcendo por ele, muita oração, obrigada a equipe, porque sem vocês nada disso seria possível. Vocês agiram de forma rápida e o milagre aconteceu”, disse a mãe durante o momento religioso.
Integrantes da equipe da dupla, e a companheira de Maurílio, Luiza, estiveram no local, mas preferiram não se manifestar.
Sem sedativos
De acordo com o último boletim médico sobre o estado de saúde do cantor sertanejo, divulgado no final da tarde desta sexta-feira (17/12), os médicos retiraram as medicações sedativas. Durante todo o dia, os boletins foram de melhora clínica progressiva.
Segundo o boletim, divulgado na tarde desta sexta, o desligamento dos sedativos é para que os médicos consigam fazer uma avaliação das condições neurológicas do cantor. O hospital informou também que o paciente ainda respira com ajuda de aparelhos, com necessidade de monitorização contínua dos sinais vitais.
“Segue em hemodiálise, algo já esperado pela equipe de nefrologia e apresenta resposta favorável das funções renais e melhora dos sinais vitais, precisando cada vez menos de medicações para esta finalidade. Segue aos cuidados de equipe multidisciplinar com resposta promissora ao tratamento instituído até o momento”, diz o boletim.
Melhora gradual
O quadro de saúde do cantor é de melhora clínica progressiva, segundo o boletim médico, divulgado na manhã desta sexta, o músico recebeu avaliação da equipe de cirurgia vascular na noite de quinta. Os profissionais avaliaram que não há necessidade de intervenção cirúrgica no momento. De acordo com o Hospital Jardim América, ele segue em estado grave, mas evoluindo bem.
“O paciente encontra-se em melhora clínica progressiva. Recebeu avaliação da equipe de cirurgia vascular na noite desta quinta-feira, 16, que confirmou não ser necessário intervenção cirúrgica no momento, por isso mantém o tratamento atual. Segue em hemodiálise e apresenta resposta favorável das funções renais e melhora dos sinais vitais, precisando cada vez menos de medicações para esta finalidade”, informa o boletim.
Rins
Maurílio passa por hemodiálise desde a noite de quinta e reage bem ao processo e aos medicamentos. Ele amanheceu com os sinais vitais estáveis.
“O cantor está passando por uma hemodiálise contínua e tem reagido bem ao tratamento. Agora é aguardar. Está evoluindo bem, já melhoraram alguns parâmetros. Vamos aguardar por uma melhora”, disse Wandervan Azevedo.
Além da melhora da oxigenação, também houve melhora na pressão arterial do músico, permitindo que se diminuísse a quantidade de remédio aplicado a cada hora. “Hoje a gente já conseguiu reduzir para 28 ml/h de nora (noradrenalina) e já chegou a usar até 90 ml/h”, explicou. O medicamento atua justamente na regulação da pressão.
Entenda
Na madrugada da última quarta, Maurílio, da dupla com Luiza, passou mal durante sua participação no DVD “Não é o Fim do Mundo”, de Zé Felipe e Miguel. A gravação foi no espaço de eventos JL, no bairro Jardim América, em Goiânia.
Quando Maurílio estava se despedindo dos fãs, ele teve um mal súbito e precisou ser internado às pressas. A unidade de saúde mais próxima é o Hospital Jardim América, distante cerca de 1,5 km, para onde ele foi levado. O cantor deu entrada reclamando de falta de ar e fortes dores no peito. Ele teve várias paradas cardíacas e precisou ser reanimado.
Maurílio Delmont Ribeiro nasceu no dia 15 de fevereiro de 1993, tem 28 anos e é natural de Imperatriz, no Maranhão. Além de cantor, ele é compositor, produtor e arranjador. O maior sucesso da carreira é “Sextou com S de Saudade”.
Maurílio e Luiza se conheceram em 2017, quando a cantora foi passar férias em Imperatriz, no Maranhão. No mesmo ano, eles começaram a cantar juntos, quando ela o convidou para subir ao palco durante o aniversário de uma amiga. Inspirada por Marília Mendonça, a cantora convidou o parceiro para gravar um videoclipe. Com a repercussão da produção, foi grande o apelo para que a dupla se formasse.
Fonte: Metropoles
Créditos: Polêmica Paraíba