A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Ministério da Saúde escolheram 25 cidades da Paraíba para o lançamento do projeto Reconquista das Altas Coberturas Vacinais. O objetivo do estudo é a queda progressiva da cobertura vacinal no Brasil, cenário agravado pela pandemia. O protocolo de intenções foi assinado nessa segunda-feira (13).
Além das cidades paraibanas, o projeto atenderá 16 municípios do Amapá. Os dois estados são objeto de estudo do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos – Bio-Manguinhos. Após as etapas de elaboração e acompanhamento dos planos de ação nessas duas unidades federativas, a última fase do projeto prevê a expansão da metodologia para todo o Brasil.
“Vacinar é garantir a saúde, e também é um ato de amor e de responsabilidade com a minha saúde e com a do próximo”, destacou o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, na solenidade de assinatura do protocolo de intenções referente à iniciativa.
O objetivo é implementar ações de apoio estratégico ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) para reverter a baixa cobertura vacinal dos Calendários Nacionais de Vacinação e, assim, assegurar o controle de doenças imunopreveníveis como o sarampo, a poliomielite, a gripe, meningites e todas aquelas cujas vacinas são ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Fonte: Assessoria
Créditos: Assessoria