A pirotecnia da ‘logoff’

Aline Lins

Não é difícil pensar que as operações da Polícia Federal em parceria com Ministério Público, Controladoria-Geral da União e vários outros órgãos de controle e fiscalização não passam de pirotecnia. Ninguém dá notícia nem satisfações acerca dos resultados da Operação Logoff da PF deflagrada em maio de 2012 na Paraíba, na Bahia e em Pernambuco com o intuito de aprofundar investigações de supostas irregularidades no projeto Jampa Digital, um convênio celebrado entre a prefeitura de JP e uma empresa para levar internet gratuita e sem fio aos bairros. Com conexão sofrível – quando existe – e sinal oscilante de internet, o Jampa Digital não funciona como deveria na capital. Mais de R$ 6 milhões do Ministério da Ciência e Tecnologia e da PMJP foram destinados ao projeto, cuja execução ficou muito aquém do esperado.
Partidos políticos
Tramita na Câmara dos Deputados projeto de lei do deputado Lincoln Portela (PR-MG) que muda a regra para o registro do estatuto de partido político. Pela proposta, o partido deve comprovar o apoio de eleitores correspondente a, pelo menos, 1% do eleitorado nacional (cerca de 1,4 milhão), distribuído pelo menos por nove Estados.

‘Fantasmas’
Amanhã os ‘fantasmas’ do Estado devem finalmente aparecer. O Ministério Público Estadual ficou de se pronunciar sobre os prestadores de serviço do Estado e sobre os servidores ‘codificados’ que não têm vínculo efetivo, na área da Saúde.
Valorizando o passe?
O ex-senador Wilson Santiago admitiu a possibilidade de deixar o PMDB da Paraíba e afirma já ter recebido convites de várias siglas para mudar de agremiação. Ele tem se queixado de discriminação e exclusão pela cúpula do PMDB, e até mesmo já apareceu um certo convite de Lula para ir para o PT.


Terceiro setor

A Andi realiza no dia 30 uma reunião do projeto Mídia e Organizações da Sociedade Civil no âmbito da criação de um novo Marco Regulatório para o terceiro setor. Uma comissão da Abracci participa de audiência com o ministro Joaquim Barbosa, para apoiar a meta de julgar, até o fim do ano, as ações de improbidade relacionadas a crimes contra a administração pública, distribuídas até 2011.


Tira-teima

Um estudo encomendado ao Senado Federal pelo senador Vital do Rêgo para saber o impacto do aumento no ICMS que incide sobre as contas de energia elétrica da Paraíba, em comparação com a redução da tarifa anunciada pela presidente Dilma, mostra que os paraibanos terão prejuízo com a decisão do governo do Estado. Na PB, a redução nas contas de energia será 50% menor que em outros Estados.


Encontro de prefeitos

Começa amanhã, dia 28, e vai até o dia 30, o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas – Municípios Fortes, Brasil Sustentável, evento realizado pelo governo federal, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O objetivo é apresentar aos novos gestores municipais os programas do governo federal que têm reflexo direto nas prefeituras.