Santiago lança balão de ensaio para testar PT, mandar recado ao PMDB e definir rumo partidário

Josival Pereira

Depois de acusar o PMDB da Paraíba de está o “excluindo” do processo político com vistas a 2014, o ex-deputado Wilson Santiago revelou à imprensa ter recebido convite direto do ex-presidente Lula para se filiar ao PT.

Não há razões para se questionar a veracidade da informação. Santiago goza de efetiva aproximação com Lula. Mas ela parece mais um balão de ensaio do que um fato.

Podem ser dois os objetivos da informação. Primeiro, testar a receptividade no PT paraibano. Se não houver contestações mais fortes, a caminho estará aberto para a efetiva possibilidade de filiação ao PT. O segundo objetivo seria mandar recados para o PMDB.

A saída de Wilson Santiago do PMDB, se acompanhada de alguns dos prefeitos que oapoiam, causaria sério desfalque ao partido. Criaria problemas para o ex-prefeito Veneziano Vital do Rego, especialmente dúvidas sobre sua capacidade de unir sua legenda e os partidos de oposição.

Noutra ponta, a filiação ao PT pode estimular o movimento pela candidatura própria ou de uma terceira força.

O problema é se Santiago estiver imaginando que se filiando ao PT poderá ganhar a condição de candidato a senador numa aliança com o PMDB, onde dificilmente reunirá condições de disputar o Senado. Se a intenção for essa, acabará gerando desconfiança no PT e no PMDB.

Por tudo isso, a informação tem jeito de balão de ensaio.

Do Blog com Tambau247