Gabriel da Silva, de 12 anos, foi fotografado pelo fotógrafo João Paulo Guimarães recolhendo uma árvore de Natal quebrada no lixão de Pinheiro, no Maranhão. A foto do menino, que nunca teve um pinheiro natalino em casa, repercutiu depois de ter sido compartilhada pelo Padre Júlio Lancelotti, e emocionou o país.
Sua mãe, Maria, revelou ao Fantástico seu maior sonho.
“O João na minha vida hoje foi um anjo que Deus botou. Por causa dele, se Deus quiser, o Gabriel vai conseguir fazer a nossa casinha, que eu peço a Deus que aconteça, pelo menos a nossa casinha”.
A imagem trouxe visibilidade para os catadores de Pinheiro. Uma cooperativa que há tempos vinha sendo discutida finalmente saiu do papel, e a prefeitura do município está cadastrando os trabalhadores em um programa de renda que distribui R$ 100 todo mês, para cada catador. Em nota, a prefeitura disse ainda que pretende construir, em 2022, um aterro sanitário que atenda a demanda da cidade.
Hoje, na casa da família do Gabriel, o destaque é um pinheiro bem maior, fruto de uma vaquinha. E o Natal será diferente, cheio de esperança.
“A gente sabe que não é só o Gabriel. São muitas crianças que vivem nesse mesmo modo de vida desumano. Eu espero que ele seja um norte para que a sociedade venha a olhar com bons olhos essas situações”, diz a professora Rosângela Lima.
“Eu enxergo nele uma criança linda porque eu olho para ele e eu vejo a curiosidade dele”, conta o fotógrafo João Paulo.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: G1 Globo