A Vitória é de Cartaxo

Bruno Filho

Enquanto as coisas não andam lá muito bem pelos lados do Palácio da Redenção e da Granja Santana, com denúncias em cima de denúncias, relatórios atrás de relatórios citando latas de farinha láctea, papel higiênico caríssimo, toneladas de lagostas, filés e camarões, além de assinaturas mal postas e despesas mal ordenadas, na Prefeitura notícias falam de obras, investimentos e trabalho.

No momento em que o Governador se pronunciava sobre mais uma reportagem veiculada na imprensa nacional alegando malversação do dinheiro gasto dos cofres da Paraíba, nas mesmas mídias eram expostas matérias de elogios ao Prefeito, fotos de seus encontros políticos com Ministros e com a Presidente da República.

Chegou a ser chamado de “menina dos olhos” do PT, já que no Nordeste, hoje em dia, não se fala em outra coisa que não seja a aproximação de Cartaxo com os líderes governamentais. Nesta última estada em Brasília, na foto oficial, uma postura de grande “estadista” coberta de sorrisos.

Caso um desses “ETs” que certamente andam por aqui e acolá desembarcassem na Paraíba de uma hora para outra a pergunta seria se aquele rapaz jovem e sorridente é o Governador do Estado. Enquanto isso a face retrancada e sisuda de Ricardo continua acompanhada de respostas duras e deselegantes em desafio à inteligência da população.

Neste quadro, embora sabendo que estamos há mais de um ano e meio das eleições para Governador chego à uma conclusão que pode até ser precipitada, mas não é ilógica. Quando se fala em eleição diz-se que os adversários seriam Ricardo e Veneziano, mas acho que não pararia por aí.

Embora saiba dos apoios mútuos entre o PMDB e o PT, não desacreditaria se alguem me dissesse que o Partido da Presidente poderia ter Cartaxo como candidato. Olhem lá…é cedo ainda e na política as coisas mudam do dia para a noite, mas o quadro passa a ser favorável a isso, e neste momento seria óbvio.

Se for perguntado ao Prefeito, certamente responderá que é inviável, que não está pensando no assunto e que quer apenas trabalhar pela cidade, já que seu mandato não tem nem 30 dias. Será ? Lá no mais reservado pensamento, quando ele chega em casa para descansar em nenhum momento imagina esta cena ?

Não sei. É apenas uma questão de raciocínio. Nesta briga que agora envolve também a Assembléia Legislativa e está longe de se encerrar, o desgaste de Ricardo Coutinho será mais uma vez inevitável e de proporções inimágináveis. Com relação à Primeira-Dama a tendência é de que ela se cale, saia da mídia e das redes sociais.

Enquanto isso milhões em verbas são anunciados pelo Prefeito como investimento conquistado, a amizade com os Ministros aumenta, a aproximação com a Presidente se estreita e Dilma estará na Capital em 1º de Março, ou seja, daqui há pouco mais de 30 dias. Quem será a estrêla deste palanque ?

Acredito até que sim… mas Ricardo será convidado de bom grado para subir nele ? Ou poderá estar daquele lado conhecido como “estraga-festa” ? Novos desdobramentos vão acontecer certamente. Uma lembrança antes que eu me esqueça: Cartaxo governa com pelo menos 22 dos 27 vereadores a seu favor. Quantos deputados hoje ainda apoiam Ricardo ? É a pergunta que fica.

Bruno Filho, jornalista e radialista,” O homem está trabalhando…”, mudou o “slogan”.

[email protected]
Twitter: BrunoFComenta