Vital vai à Aneel sobre alta do ICMS na energia

Os paraibanos poderão saber se vão ter prejuízos nas suas contas de energia elétrica caso a solicitação do senador Vital do Rego seja atendida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O senador pediu à agência um estudo que pudesse identificar se o aumento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), decretado este mês pelo governo da Paraíba, pode ser negativo para os 720 mil consumidores.

Segundo Vital, o anúncio da presidente Dilma, de reduzir as contas de energia elétrica de 18% (da tarifa residencial) e de até 32% (na conta de energia das indústrias), pode não trazer benefícios para a Paraíba, devido ao aumento no ICMS, que incide sobre as contas de energia elétrica. “Enquanto a presidente Dilma reduz as contas de energia em 20%, na Paraíba fizemos o contrário ao aumentar de 20% para 25% o ICMS das contas. Isso quer dizer que, na Paraíba, o esforço da presidente foi anulado”, disse o senador, no seu twitter.

Vital disse que solicitou o cruzamento do aumento do Governo com a redução de 20% nas contas anunciada por Dilma. Desta forma, deve-se saber quanto os paraibanos deixarão de ganhar com esse aumento no ICMS nas suas faturas mensais.
De acordo com Vital, a redução das contas de luz dos consumidores e das indústrias, proposta pela presidente Dilma, será maior do que o inicialmente previsto pelo governo.