A nove meses de ficar vaga, a cadeira da Câmara dos Deputados no TCU (Tribunal de Contas da União) já tem ao menos cinco candidatos. Os deputados indicarão o sucessor da ministra Ana Arraes, que deixa a corte de contas em julho de 2022, quando completa 75 anos. Hoje, na avaliação de líderes partidários, ao menos três nomes têm viabilidade na disputa pelo posto: Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR), Soraya Santos (PL-RJ) e Hugo Leal (PSD-RJ).
Segundo informa a CNN, embora a cadeira só fique vaga no meio do ano que vem, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), tem indicado aos pares que a votação acontecerá em fevereiro. Em caráter reservado, deputados dizem que, na prática, o indicado ao TCU pela Casa sairá em março de 2022.
Jhonatan de Jesus admitiu estar na corrida. “Minha candidatura é uma escolha do meu partido, o Republicanos”. De acordo com ele, nos próximos dias, o partido lançará oficialmente seu nome à vaga ao TCU.
O movimento do Republicanos tem como pano de fundo um compromisso que, segundo relatos, Lira teria feito com o partido antes mesmo de se eleger para o comando da Casa. De acordo com parlamentares, quando ainda buscava sustentação para a sua candidatura à presidência da Câmara, Lira teria se comprometido a dar apoio ao nome do Republicanos.
Agora, entretanto, o cenário mudou. O mesmo argumento tem sido apontado, nos bastidores, pelos outros postulantes. Ou seja, todos teriam a garantia do presidente da Câmara para ocupar a cadeira no tribunal de contas.
Aliados de Soraya dizem que pesa a favor da deputada o fato de que, a vaga a ser aberta é da única mulher do TCU e, por isso, seria natural que ela fosse escolhida.
“Fico muito feliz de ser a candidata do meu partido, o PL, com o apoio total da nossa bancada e do nosso presidente [Valdemar da Costa Neto]. Além disso, fico feliz de poder somar essa segunda bandeira, de representar a bancada feminina e trabalhar para que a mulher também ocupe esse espaço que é de fundamental importância para aplicação da política pública”, disse Soraya.
Relator do Orçamento de 2022, o deputado Hugo Leal (PSD-RJ) também confirmou estar na disputa pela cadeira no TCU, mas defendeu cautela para tratar sobre o assunto. “O PSD apresentou meu nome, sim, mas não acredito que seja o momento de fazer esse debate. Teremos o momento apropriado”, afirmou.
Na disputa, outros dois nomes correm por fora: Hélio Lopes (PSL-RJ), um dos parlamentares mais próximos ao presidente Jair Bolsonaro, e Fábio Ramalho (MDB-MG).
Fonte: Polêmica Paraíba com CNN
Créditos: Polêmica Paraíba