O ex-presidente brasileiro Luís Inácio Lula da Silva se reuniu nesta sexta-feira (19) com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, chefe do governo espanhol, no Palácio da Moncloa, em Madri.
O encontro ocorre dois dias após Lula se encontrar com o presidente da França, Emmanuel Macron, no Palácio do Eliseu, em Paris.
Na ocasião, o presidente francês afirmou que conversou com Lula sobre como “o Brasil se apartou do sistema multilateral e de grandes acordos internacionais”.
Na França, Lula também recebeu um prêmio de uma revista especializada em política internacional.
Nesta sexta, Sánchez publicou fotos do encontro em uma rede social e escreveu que “Espanha e Brasil compartilham fortes laços estruturais e permanentes em diferentes áreas”.
“Hoje, encontrei-me com seu ex-presidente, Lula, para tratar de vários assuntos de interesse comum, como a situação da pandemia, as mudanças climáticas ou a recuperação econômica”.
A assessoria de imprensa de Lula afirmou que eles conversaram sobre “o papel que Espanha e Brasil podem ter para a consolidação do desenvolvimento na América Latina, com governos solidários e democráticos”.
Disse também que Lula e Sánchez conversaram sobre a integração europeia e da América Latina, programa sociais, os riscos para a democracia e a importância de se contrapor com governos democráticos.
Lula discursa no Parlamento Europeu
O ex-presidente brasileiro está em viagem pela Europa e já passou por Bélgica e Alemanha, onde se encontrou com o futuro chanceler e atual e ministro das Finanças do país, Olaf Scholz.
Na Bélgica, Lula discursou no Parlamento Europeu em Bruxelas, durante uma conferência sobre a América Latina promovida por congressistas do bloco social democrata, de centro-esquerda.
O ex-presidente brasileiro afirmou que a preservação do meio ambiente, um dos temas mais debatidos pela comunidade internacional atualmente, passa pela redução da desigualdade econômica.
“A luta pela preservação do meio ambiente para mim é indissociável da luta contra a pobreza e por um mundo menos desigual e mais justo”, disse.
Lula também afirmou que as forças políticas progressistas de todo o mundo devem se unir para derrotar a extrema direita. “O mundo precisa de democracia, de paz e não de guerra, precisa de livros e não de armas”.
1 – Importante diálogo com o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez (@sanchezcastejon) hoje em Madrid. Falamos sobre a integração europeia e da América Latina, além da importância das relações Brasil Espanha.
📷 @ricardostuckert pic.twitter.com/LWtV9yw28j
— Lula (@LulaOficial) November 19, 2021
https://twitter.com/LulaOficial/status/1461624253112016896
Fonte: G1
Créditos: G1