O deputado estadual Anísio Maia (PT) realizou na manhã desta quarta-feira (17), uma visita técnica aos mananciais do município de Sapé, na zona da mata paraibana. A ação contou com a presença do prefeito da cidade, Major Sidney, além do apoio do corpo de bombeiros militar.
A ação, além de servir de estudo para um projeto que o deputado está trabalhando para preservar as nascentes dos mananciais paraibanos, mostrou a realidade da população daquela área, principalmente dos agricultores.
“Estamos desenvolvendo um projeto que pretende preservar as nascentes. São áreas que precisam da nossa atenção. Os agricultores e pescadores são os mais prejudicados com a falta de preservação. Pretendemos contar com o apoio deles para esse projeto resgatar os mananciais”, apontou o deputado Anísio Maia.
A primeira parada da visita foi a barragem São Salvador, principal reservatório da região. O local abastece oito cidades no entorno de Sapé. Durante a inspeção, o deputado pôde conferir de perto a situação do abastecimento da cidade.
“A barragem está com o volume bem abaixo do esperado. O local precisa de um cuidado especial e estamos vendo que a prefeitura tem essa preocupação, que é algo fundamental para o meio ambiente.
Esse reservatório abastece as cidades vizinhas e é o lugar de sustento de pescadores e agricultores. Vamos entrar em contato com o governo do estado e com a Cagepa para que possamos fazer um trabalho de recuperação para que essa barragem possa voltar a ter água boa para o sustento de quem vive dela e água de qualidade para a população”, relatou.
Após passar pela barragem, a comitiva seguiu para o distrito de Várzea Grande, onde o deputado juntamente com o geólogo Artur Rezende analisaram a área em busca de uma solução para a crise hídrica da região.
“Estamos em busca de uma solução para sanar o problema da falta d’água dessa região. Estivemos nessa visita analisando a possibilidade da perfuração de um poço artesiano. Isso irá resolver de vez esse problema. Água é vida e todos precisam ter acesso a essa preciosidade”, destacou o deputado.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Ascom