Durante um programa de rádio e de televisão na cidade de Campina Grande, na última segunda-feira (08), a parlamentar declarou em alto e bom som: “Eu continuo sendo oposição”, se referindo tanto a si mesma quanto ao seu partido (Progressistas) que continuam sendo oposição ao governo João Azevedo.
Essa fala precipitada pode causar no “ninho” governista uma forte sensação de desconfiança, já que até pouco tempo atrás o seu discurso era mais conciliatório, onde dizia que o foco do seu partido (PP) seria a construção da candidatura de seu irmão, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro ao senado da República.
Ainda durante a sua entrevista, antes de participar da abertura do “Natal Iluminado” em Campina Grande, ao lado do prefeito Bruno Cunha Lima, disse ainda que já teve alguns constrangimentos com o governador, principalmente, quando fez uma solicitação e João sequer lhe deu retorno, ou seja, “não logrei êxito”.
Então, será que essa fala da senadora campinense não deixou um recado em suas entrelinhas? Será que Daniela ainda sonha com o Palácio da Redenção? Existem fatos na política que só nos remete ao grande filósofo ateniense grego, Sócrates quando disse: “Quanto mais sei, sei que nada sei”. Declarações como essas “derrubam” qualquer analista político, pois quando se pensava que os Progressistas andavam em “céu de brigadeiro” com o governador João Azevedo, com várias aparições entre o governador e Aguinaldo Ribeiro em diversos momentos, principalmente ao lado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, eis que Daniela surge com esse comentário deixando-nos completamente perplexos.
Creio que vai ser preciso uma conversa mais apurada entre o próprio Aguinaldo Ribeiro, e até com o “inoxidável” Enivaldo Ribeiro para conter a indócil senadora Daniela para que haja um maior alinhamento e harmonização com o grupo governista, pois se ela (Daniela Ribeiro) deseja ver o deputado Aguinaldo Ribeiro como Senador e companheiro de chapa de João Azevedo, é preciso ter um discurso mais homogêneo diante das pretensões. Pois, de agora em diante, não se pode vacilar, porque quem tem um concorrente no nível de Efraim Filho, não pode cometer quaisquer erros.
Do ponto de vista estratégico, espera-se que a senadora Daniela Ribeiro faça um gesto de esperança de apoio de seu partido ao grupo do governador João Azevedo pois, do contrário, poderá colocar em dúvida a futura postulação do deputado Aguinaldo Ribeiro ao senado federal, em vista de que já vínhamos observando um bom entrosamento entre ambos (Aguinaldo e João).
A política paraibana está vivendo um momento de decisão, embora estejamos um pouco distantes do pleito eleitoral. Quiçá fosse mais viável para a senadora Daniela Ribeiro demonstrar gesto de solidariedade ao governador, aí sim, estaria dando um tom conciliatório, e que estimularia ainda mais a união entre Aguinaldo Ribeiro e João Azevedo.
Vamos aguardar a evolução dos acontecimentos para entendermos claramente o que quis dizer a Senadora com tal pronunciamento. Vamos continuar acompanhando os fatos políticos de nossa paraíba que promete e muito até o final das eleições do ano vindouro.
Fonte: Gildo Araújo
Créditos: Gildo Araújo