Na noite desta terça (02) fomos surpreendidos com nomes de algumas lojas no iFood terem sido trocados por mensagens ofensivas a Marielle Franco, ao Lula e ao PT, a campanha contra a vacina da Covid-19, como “Lula Ladrão” e “Vacina Mata”. Também apareceram mensagens de apoio ao Jair Bolsonaro e “Prefiro Uber Eats”.
Com isso, o aplicativo se pronunciou sobre o ocorrido, alegando que não foi alvo de ataques de hackers e não explicando como ocorreu a troca. O iFood ainda alegou que aproximadamente 6% das lojas tiveram o seu nome alterado e que está trabalhando para solucionar o problema. A empresa encerra a nota dizendo que não há indício de vazamento de dados de restaurantes, consumidores e entregadores.
Mais tarde, o iFood disse no Twitter que o problema foi causado por um funcionário de uma prestadora de serviço que tinha autorização para trocar os nomes dos estabelecimentos.
Os dados de meios de pagamento não são armazenados nos bancos de dados do iFood, ficando gravados apenas nos dispositivos dos próprios usuários, não tendo havido comprometimento de dados de cartões de crédito.
— iFood Brasil (@iFood) November 3, 2021
O incidente foi causado por meio da conta de um funcionário de uma empresa prestadora de serviço de atendimento que tinha permissão para ajustar informações cadastrais dos restaurantes na plataforma, e que o fez de forma indevida.
— iFood Brasil (@iFood) November 3, 2021
Fonte: Oniverso Abominável
Créditos: Oniverso Abominável