Arimatea Souza

Mãos à obra

Apesar da choradeira das entidades municipalistas, as 223 prefeituras paraibanas receberam uma injeção significativa de recursos do FPM. Este mês o governo federal já repassou cerca de R$ 115 milhões para os novos prefeitos. O valor é 20,9% maior que o mesmo repasse do ano de 2012 (janeiro) em termos nominais e 14,5% maior em termos reais. No próximo dia 30, será creditada a terceira cota do mês. Agora, é arregaçar as mangas, pagar as dívidas e começar a trabalhar.
Bombeiro
O deputado Assis Quintans (DEM) informa que não alimenta uma eventual queda de braço entre o presidente da Assembleia, Ricardo Marcelo, e o governador Ricardo Coutinho.

Bombeiro II
“A briga entre os chefes de dois poderes não constrói e não é bom para o Estado e os paraibanos”, diz Quintans.

Pressão
Quanto às obras da transposição, Assis Quintans denuncia que elas estão paralisadas. “Vamos entregar no dia 31 um abaixo-assinado a Dilma Rousseff pedindo a retomada da obra”,

Boca no trombone
Depois de reclamar da falta de espaço do PT na gestão do prefeito Luciano Cartaxo (João Pessoa), o deputado petista Anísio Maia foi atendido.

Mamadeira
Seu herdeiro, Anísio Maia Filho, foi nomeado chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Social da PMJP. Quem não chora…

Na disputa
O senador Cícero Lucena (PSDB) mandou um recado ao presidente estadual do partido, deputado Ruy Carneiro: será candidato à reeleição em 2014.

Agente 007
O deputado Raniery Paulino (PMDB) insinuou que o ex-senador Wilson Santiago está a serviço do Palácio da Redenção quando critica a “candidatura imposta” de Veneziano Vital do Rêgo ao governo.

Jogada 
“Nós, do PMDB, temos que trabalhar pelo nosso nome de consenso, que é o de Veneziano Vital do Rêgo”.

Jogada II
“O que o governador Ricardo Coutinho quer é desestabilizar nossa legenda, ele tem interesse nesse jogo e a gente não pode entrar nunca no jogo dele”, enfatiza Raniery.

Reeleição
E por falar em Ricardo Coutinho, mais dois prefeitos de partidos de oposição vão anunciar na próxima semana o apoio ao seu projeto político.
Alô, você!
O presidente do Sintab, Napoleão Maracajá, foi surpreendido, na última quinta-feira, com um telefonema do ex-prefeito Veneziano Vital do Rêgo.

Alô, você! II 
Vené revelou ao sindicalista que não era verdade a informação do prefeito Romero Rodrigues de que tinha recebido o caixa zerado e negou que sua gestão tenha passado cheques sem fundos.

Silêncio
“Fiquei surpreso, pois Veneziano há dois anos não falava comigo”, comentou Napoleão, que é vereador pelo PCdoB.

Barulho
Maracajá, por sua vez, espera que Romero Rodrigues não siga o exemplo do antecessor de evitar o diálogo permanente com o Sintab e os servidores municipais.

Túmulo … 
Pobre não pode morrer em Campina. A única mortuária que fornecia caixões para a prefeitura cancelou o contrato no final do ano.

…financeiro
O proprietário revela que a gestão anterior na PMCG não pagou um débito de R$ 75 mil. Só falta agora os coveiros fazerem greve.

No passo
O presidente do PCdoB de Campina, Everaldo Catão, desceu a Serra e voltou a morar nas ladeiras de Olinda.

Do frevo
Funcionário da Prefeitura da Cidade Patrimônio Histórico, Everaldo estava à disposição da UEPB e ocupava um cargo comissionado na Pró-Reitoria de Planejamento.

Vassourinha
Com a decisão do novo reitor Rangel Júnior de exonerar todos os comissionados, Catão retornou a Pernambuco.

Coincidência
Everaldo Catão era contra a nomeação da ex-reitora Marlene Alves (PCdoB) para a Secretaria de Cultura da PMCG.
PERDIDO NA SELVA

Deu na coluna de Cláudio Dantas na Revista IstoÉ: “As articulações na Câmara Federal pela presidência das Comissões estão em alta. Nos partidos, já existe um consenso: será fechado o espaço para parlamentares inexperientes. A intenção é evitar fiascos como o do deputado Wilson Filho (PMDB-PB) à frente da Comissão da Amazônia. Aos 23 anos, o filho do ex-senador Wilson Santiago assumiu a vaga por indicação do pai. Segundo os colegas, ele não entendia nada sobre os temas.
Ex-prefeitos fazem consórcio para contratar advogados