opinião

Bayeux pedindo restauração da Ponte Sanhauá?!... De novo?!... - Por Mário Tourinho

Alguns amigos bayeuxenses comigo estiveram para sugerir-me um artigo em favor da histórica Ponte Sanhauá (ligação Bayeux-João Pessoa), cuja estrutura tanto atravessei em meu tempo de pré-adolescente.

Alguns amigos bayeuxenses comigo estiveram para sugerir-me um artigo em favor da histórica Ponte Sanhauá (ligação Bayeux-João Pessoa), cuja estrutura tanto atravessei em meu tempo de pré-adolescente.

Isto mesmo: – eu saía (a pé) da rua Capitão João Paredes (bem próxima ao ex-clube São Bento de Bayeux) e me dirigia até às proximidades da Igreja São Pedro (Centro Histórico de João Pessoa) transportando (em um tempo que praticamente não se falava em “quentinhas”) dois almoços – um para meu irmão Didi (agora nos céus) e o outro para um colega de trabalho dele, ambos vinculados a uma oficina de geladeiras, oficina esta de nome SOCIC.

Como adolescente continuei atravessando aquela ponte, sendo que nesse tempo já de ônibus, veículo que para subir a ladeira ao início da Rua da República, trecho em que havia a Fábrica Matarazzo, era um “Deus nos acuda!” Certa vez ficou sem freio… imaginem o desespero!… Mas, “Deus nos acudiu” e todos os passageiros saímos sem lesões!

Estas rememorações foram aqui registradas para ficar claro que bem conheço a Ponte Sanhauá, fechada ao trânsito já há muitos anos. E agora quando alguns amigos bayeuxenses procuram-me para sugerir a elaboração e consequente publicação de um artigo em favor de sua restauração, a eles perguntei: – Como?!… Por que?!… Essa restauração não já está sendo feita desde maio, pelo Governo do Estado, através do DER?!

Foi esclarecido, então, que a restauração que o DER está procedendo “É na outra ponte, a ponte dentro do bairro Ilha do Bispo, que também está sobre o rio Sanhauá!”.

Feito este esclarecimento, aí, sim, entendi ser pertinente, muito pertinente mesmo, que os bayeuxenses e, claro, a Prefeitura de Bayeux estejam reivindicando que o Governo do Estado (e até envolvendo também a Prefeitura de João Pessoa porquanto se trata de uma estrutura que de igual modo contempla a capital paraibana) que abrace a realização de ações para a restauração da histórica Ponte Sanhauá! A propósito desta questão, devo dizer que não sei em que nível político-partidário estão as relações da prefeita de Bayeux, Luciene Gomes, com o governador do estado, João Azevedo. Sei, entretanto, que ambos corretamente encaram as necessidades de ações governamentais sob o olhar puramente institucional, deixando de lado, portanto, questiúnculas da política com “p” minúsculo.

Torço, pois, que a prefeita Luciene Gomes o quanto antes requeira uma audiência com o governador João Azevedo cuja pauta inclua a restauração da histórica Ponte Sanhauá. E este termo “histórica”, aqui registrado, mais ainda é aplicável a essa ponte, vez que ela já está tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraiba.

Fonte: Mário Tourinho
Créditos: Mário Tourinho