O Google anunciou, em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (15), medidas que está tomando para combater a desinformação e ajudar a garantir um processo eleitoral democrático no Brasil durante as eleições de 2022. Faltando um ano para o próximo pleito no país, a multinacional anunciou que todos os anunciantes que pagarem por anúncios relacionados às eleições terão que ser verificados. Além disso, com os dados dessas verificações, a plataforma vai disponibilizar um relatório de transparência acessível a todos que quiserem checar essas informações.
A mudança nas regras já entrou em vigor, mas a verificação só será obrigatória a partir de 17 de novembro – por enquanto ela é voluntária.
“A verificação será necessária para todo anunciante que desejar promover ou incluir menção a partidos políticos, titulares de cargos eleitos, ou candidatos à Câmara dos Deputados, ao Senado Federal, à Vice-Presidência e à Presidência”, explicou o Google em comunicado.
📢 Google anuncia regras de transparência para anúncios eleitorais e candidatos terão que informar gastos.
“Não serão permitidas táticas de indução de cliques, os clickbaits, e materiais com informações falsas, discurso de ódio e extremismo.”
🧵 (1/5) pic.twitter.com/BykPp55eBy
— Sleeping Giants Brasil (@slpng_giants_pt) October 16, 2021
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba