Oswaldo rumo ao TJ

Arimatea Souza

Reajuste X oposição

Aliados do Palácio da Redenção comentavam ontem que, independente do índice de reajuste dos servidores públicos estaduais e da injeção de R$ 188 milhões a mais na economia da Paraíba, o governador Ricardo Coutinho galvanizou seu discurso contra os principais partidos de oposição, na véspera do lançamento da campanha “SOS Seca”, na Assembleia Legislativa, que vai abrigar o maior número de adversários.
Exemplo
Para os socialistas, o PMDB não tem autoridade para desdenhar do reajuste porque o ex-prefeito Veneziano Vital do Rêgo deixou em Campina salários atrasados.

Parabólica
Por sua vez, a estratégia do PMDB será armar palanque para as entidades representativas dos servidores: Sindifisco, Sintep, APLP e Associação dos Oficiais da Polícia Militar.

Variação 
O reajuste salarial varia de 5% a 16,5%, para mais de 87 mil funcionários – o que representa 82% da folha. Para 18% dos servidores, ou seja, 20 mil pessoas, foi anunciado um reajuste básico de 3%.

Greve à vista
O presidente do Sindifisco-PB, Vitor Hugo, sinalizou que os agentes fiscais devem paralisar as atividades ainda esta semana.

Insatisfeito
”Não ficamos satisfeitos, pois efetivamente, conforme o anunciado, só teremos 3% em janeiro e 2% em julho”, disse Vitor Hugo.

Plural
O presidente da AL, Ricardo Marcelo, confirmou as presenças dos senadores Cássio Cunha Lima (PSDB) e Vital do Rêgo Filho (PMDB) no lançamento do SOS Seca.

Plural II
Confirmaram a participação no evento 10 deputados da bancada federal paraibana e deputados federais de outros estados, prefeitos e vereadores.

Reforço
Presidentes de Assembleias Legislativas e comitivas de Alagoas, Piauí, Rio Grande do Norte e Pernambuco também prestigiarão o evento, às 9 horas, no Hotel Tambaú, em João Pessoa.

Posse no MP
Em solenidade bastante concorrida, foi empossada ontem a nova diretoria da Associação Paraibana do Ministério Público (APMP).

Presidente
O escolhido para liderar a instituição foi o promotor de Justiça Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho, que representará a categoria até 2015.
Sucessão
Nos bastidores, alguns membros do MPE já comentavam o processo de escolha do sucessor do desembargador José Di Lorenzo Serpa no Tribunal de Justiça.

Compulsória
Serpa completa 70 anos no dia 8 de agosto deste ano. Sua vaga pertence ao “Quinto Constitucional” do Ministério Público Estadual.

Candidatíssimo
O nome mais forte para substituí-lo no Tribunal de Justiça é do atual procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro Filho.

Ungido
Para chegar ao TJ, Oswaldo deve constar na lista tríplice que será enviada ao governador Ricardo Coutinho.

Herdeiro
Por outro lado, quem se prepara para disputar, no voto, o cargo de procurador-geral é o promotor Bertrand Asfora.

Aliado
Ele já integrou a lista tríplice junto com Oswaldo, sendo o segundo mais votado na última eleição do MP.

Patente
Bertrand Asfora hoje é coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias Criminais e de Execuções Penais.

Cofre cheio
O ex-prefeito Veneziano disse ontem que a gestão do prefeito Romero Rodrigues recebeu no dia 10 cerca de R$ 5 milhões, somados os repasses do FPM e ICMS.

Cofre cheio II
Segundo Veneziano, os recursos se referem à arrecadação de seu governo e são suficientes para pagar o décimo terceiro e o mês de dezembro de alguns servidores que ficaram sem receber.

Débito
Romero refutou as declarações de Vené: “O ex-prefeito, por desorganização e até capricho, deixou de pagar dezembro e o 13º à grande maioria dos servidores municipais de Campina Grande”.

O réu
E complementou o tucano: “E agora, réu confesso, ele fica opinando sobre recursos que dizem respeito às demandas da nova gestão”.

APÓS O CARNAVAL

A agenda da presidente Dilma Rousseff na Paraíba, prevista para este mês, deve ser adiada para depois dos festejos de momo. Ontem, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, anunciou para o dia 18 de fevereiro a próxima visita da presidente ao seu estado e possivelmente também a Paraíba e Piauí. Os dois se reuniram em Brasília e conversaram mais de duas horas. Deram uma trégua sobre sucessão presidencial.
O Isea vai entrar no Guinness de consumo de carne…