Um novo vídeo divulgado pelo Conselho Superior de Investigações Científicas de Espanha (CSIC) nesta segunda-feira mostra uma abundante lava oriunda do vulcão Cumbre Vieja, na Ilha de La Palma, chegando ao oceano Atlântico. Nas imagens é possível ver que o material forma uma espécie de “cachoeira” nas rochas e gera bastante fumaça quando atinge a água.
A erupção já dura 17 dias e estima-se que tenha devastado cerca de 400 hectares da ilha. Na noite desta segunda, parte da boca principal desabou, o que aumentou o fluxo de magma na região. Dias antes, novas fissuras já haviam contribuído para elevar a agressividade do vulcão.
Em entrevita ao jornal El País, o porta-voz do Instituto Vulcanológico das Ilhas Canarias (Involcan), David Calvo, afirmou que a quantidade de lava liberada pelo Cumbre Vieja já é equivalente ao dobro do vazamento na erupção mais recente na região, registrada no Teneguía de 1971. Na metade do tempo da ocorrência anterior, já foram liberados quase 90 milhões de metros cúbicos de lava.
A magma chegou ao mar no dia 28 e formou uma “pirâmide” de cerca de 50 metros. As autoridades pedem desde então que os moradores evitem sair de suas casas e se aproximar da coluna de fumaça. Por conta da liberação de gases tóxicos, também foi recomendado o uso de máscaras e óculos para evitar inalação e o contato com os olhos.
De acordo com o Involcan, a erupção do Cumbre Vieja pode durar de 24 a 84 dias. A projeção leva em conta dados sobre explosões anteriores na ilha de La Palma. A média de duração do fenômeno é de 55 dias.
https://youtu.be/DBpRmnKwvW0
Fonte: O Globo
Créditos: Polêmica Paraíba