Polêmicas

Fábio Nogueira promete avanços no TCE

O novo presidente do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE), o conselheiro Fábio Túlio Filgueiras Nogueira, tomou posse no cargo durante solenidade ocorrida ontem, na sede do tribunal.

Com a posse, Nogueira assume o encargo de examinar um orçamento público próximo dos R$ 20 bilhões, em 2013. Segundo afirmou, sua gestão tem como metas dar continuidade à modernização do TCE com a celeridade processual, com o estímulo ao controle social dos gastos públicos e com a permanente orientação aos gestores paraibanos.

“Chego com a humildade daqueles que buscam sempre aprender. Acredito que vamos dar continuidade aos avanços. Mas, além disso, espero levar as ferramentas de controle social aos mais diversos lugares do nosso Estado, quero fortalecer as parcerias do TCE com escolas e com as universidades, além de retomar o programa de capacitação dos gestores através dos nossos técnicos, para que os gestores bebam da nossa fonte”, disse.

Com Nogueira, também assumiram os novos cargos, para o biênio 2013 e 2014, os conselheiros Umberto Silveira Porto (vice-presidente), Arthur Cunha Lima (presidente da 1ª Câmara), Antonio Nominando Diniz Filho (presidente da 2ª Câmara), Fernando Rodrigues Catão (corregedor), André Carlo Torres Pontes (ouvidor) e Arnóbio Viana (coordenador da Escola de Contas).

O conselheiro Fernando Catão, antecessor de Nogueira à frente da presidência do TCE, fez um balanço de seu período administrativo e avaliou que deixa o cargo com a sensação de dever cumprido. “O tribunal conta com uma equipe coesa e, acima de tudo, o sucesso é da equipe”, acrescentou. Segundo ele, “muitos são os exemplos que atestam o êxito da nossa política administrativa planejada e continuada. Nossos sistemas [Sagres, Tramita, Geo Obras PB] são exemplos implantados em diversos tribunais”, citou, em seu discurso, destacando também a política de valorização dos servidores e as ações de transparência.

Segundo o recém-empossado vice-presidente Umberto Porto, avançar com a informatização será um dos grandes desafios da nova gestão: “De 2013 a 2014 cabe a nós avançarmos com as novas tecnologias. Temos que informatizar cada vez mais nosso tribunal”.

Também saudaram o novo presidente Fábio Nogueira o conselheiro André Carlo Torres Pontes, o procurador Marcílio Toscano Franca Filho e o advogado Félix Araújo Filho.

Do Blog com JP OnLine