Polêmicas

Os livros que não li

Marcos Tavares

Aos dezessete anos eu tinha certeza que era um intelectual e tentei pela primeira vez – não foi a última – ler Ulisses de Joyce que todos diziam ser o ápice da literatura mundial. Chato, desconforme, de difícil digestão, o livro tornou-se minha pedra no meio do caminho. Já por algumas vezes tentei voltar à sua leitura, mas acabo sempre vencido pelo extremo cansaço que ler Joyce me provoca. Vou morrer com essa falha cultural, mas em minha defesa confesso que nunca li “Marimbondos de Fogo”, de Sarney, e muito menos manuseei qualquer dos opúsculos de Paulo Coelho, que considero a maior vitória da incompetência humana sobre os seus semelhantes.

Esbarrei igualmente em “A Pedra do Reino” do nosso Ariano Suassuna. De Suassuna ele mesmo diz que é um pouco destrambelhado do juízo e eu quase vou junto com a quantidade de bandeiras, brasões e personagens que me faziam sempre voltar à página anterior. Como desisti do masoquismo, desisti igualmente de ler a chamada obra-prima de Suassuna que conservo na estante à vista de todos. Da Bíblia li pouco. Primeiro por minha antipatia a religiões codificadas, segundo por falta de oportunidade. Gostei dos Provérbios e do Apocalipse como leituras de lazer, o que certamente não me ajudará a chegar ao paraíso.

Nunca abri o Capital e agora com a queda do muro de Berlim é que não me atrevo a manusear teorias econômicas do velho Marx. Todos os meus amigos citavam O Capital de cor, mas, como nas religiões, desconfio de qualquer socialismo codificado. Nunca li livros de autoajuda nem como fazer amigos e influenciar as pessoas. Fujo dos best-sellers como o diabo da cruz, nunca li poesia concreta e muito menos o livro de Mao. Não li e não cumpro a Constituição, não sei de cor a letra do Hino Nacional e rezo o Pai Nosso ainda dizendo “perdoai nossos devedores”, pois não há por que mexer em Deus que está vencendo.
Bom Pra Quem?
O deputado Ruy Carneiro, atual presidente dos tucanos na Paraíba, incita o senador Cássio Cunha Lima a candidatar-se nas próximas eleições para governador. Diz que é essencial para o PSDB ter candidato próprio nesse pleito.
Trocando em miúdos. Ruy não é nem pouco amigo de Ricardo Coutinho e, portanto afastá-lo de Cássio seria uma maneira de enfraquecê-lo politicamente. Estranho é que quando Cássio lutava pelos seus direitos, o PSDB foi omisso no apoio ao político paraibano. Já na hora da cobrança, o partido fala grosso.
Cássio já cansou de repetir que não é candidato no próximo pleito e que marcha com Coutinho.
Título
Premiados com vários títulos de Doutor Honoris Causa em universidades nacionais e internacionais o ex-presidente Lula está para receber um prêmio do povo.
Por enquanto ele lidera a pesquisa “Algemas de Ouro” promovida por um site anticorrupção que elege o político mais corrupto do ano e o premia com as ditas algemas.
Lula pela sua presença – e ausência – no caso mensalão vem sendo um nome bem votado com todas as chances de sucesso. Enfim, mais um título.
Coação
Demorou, mas o bom senso chegou à polícia paulista. Agora, usuários de crack em estado grave são internados compulsoriamente.
Numa hora em que o problema ameaça a sociedade, é preciso agir com rigor, mesmo que sejam medidas aparentemente antipáticas.

Senado
O presidente da AL, deputado Ricardo Marcelo, prepara seu voo para o Senado.
Apoiado pelo PEN nacional, Marcelo tem cacife e disposição para encarar a parada.

Mágoas
Tavinho deixa o PDT cheio de mágoas. Mágoas por não ter sido eleito, mágoas por não ter recebido da legenda o apoio necessário para um cargo na atual administração e mágoa pelo desempenho de seus correligionários.

Quando?
Não tem data para a data-base do aumento do funcionalismo público estadual.
Sem data, a data-base fica cada vez mais distante, com todo trocadilho possível.

Escuro
Dilma, nossa presidente, afirmou que não haveria apagões este ano.
Confio muito nela, mas confio mais em mim. Por isso já estoquei velas.

Lavagem
O nosso bravo Botafogo levou quatorze gols na Copa São Paulo dos Juniores.
Conseguiu esse feito em apenas dois jogos. Brilhante, não?!

Frases…

Sexo – Mulher é tão bom que até as próprias mulheres estão aderindo.
Divino – Deus deve ficar irritado quando dizem que ele criou o homem à sua imagem e semelhança.
Dominical – Se você consegue ser otimista numa segunda, procure um psiquiatra.