Arimatea Souza
Livre para conveniar
O juiz da 6ª Vara Federal, José Carlos Dantas Teixeira, determinou liminarmente que o governo federal retirasse a Prefeitura de Campina Grande do Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC). Com a decisão, o município já pode celebrar convênios com a União. A liminar foi impetrada pelo procurador-geral, José Fernandes Mariz.
Serasão
Mariz explicou que a PMCG estava no CAUC porque a gestão passada não prestou contas de quatro convênios com órgãos federais.
Na teia
“Estávamos em palpos de aranha com convênios na saúde, educação e obras de infraestrutura paralisadas porque o ex-prefeito não prestou contas”, explicou o procurador da PMCG.
Réplica
O ex-prefeito Veneziano Vital do Rêgo enviou à coluna cópias de extratos, mostrando que deixou nas contas do Banco do Brasil até o dia 31 de janeiro mais os repasses ocorridos nos primeiros dias de 2013, ainda referentes a dezembro, R$ 1.296.134,14.
Prova dos nove
“Não imaginei que seria necessário irmos à imprensa apresentar estes documentos. Não é por aí”, explicou o “Cabeludo”.
Retrô
Depois, alfinetou o prefeito Romero Rodrigues: “A nova gestão deveria começar a trabalhar por Campina, pois foi eleita com este propósito. Não ficar criando casos, olhando para o retrovisor”.
No ataque
O vice-governador Rômulo Gouveia respondeu as críticas de Veneziano de que seu grupo cria factoides e pirotecnia para atingir a pré-candidatura do ex-prefeito ao Governo do Estado em 2014.
Derrota
Gouveia ponderou que não é o seu grupo que está contra o ex-prefeito, e modelo administrativo de Veneziano foi derrotado nas eleições municipais em Campina.
Lixão
“Então, são adversários do prefeito os servidores que não tiveram um Natal feliz por não terem recebido salário ou décimo terceiro e os moradores que tiveram a cidade coberta de lixo”.
Anarriê
Rômulo acrescentou: “Adversários são os aliados dele que dizem que no governo tinha quadrilha. Nós não chegamos a esse nível”.
Alavantu
“Quem convivia na intimidade, quem estava no dia a dia da prefeitura, chama de uma grande quadrilha. São esses que eram aliados e hoje são adversários dele”.
Modelagem
Por fim, Rômulo cutucou: “Não queremos para a Paraíba um modelo que não deu certo em Campina”.
Sherlock Holmes
O vereador Napoleão Maracajá (PCdoB) vai propor a criação da CPI da Quadrilha para apurar as denúncias do ex-vereador Cassiano Pascoal (PMDB) de que havia uma gangue na PMCG.
14º na capital
O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, tranquilizou os profissionais da educação e anunciou o pagamento do 14º salário no próximo dia 21 (uma segunda-feira).
Prêmio
Têm direito ao benefício todos que compõem a rede municipal de ensino e obtiveram êxito no Programa Nota 10, entre gestores, professores e servidores de escolas e Centros de Referência em Educação Infantil (Creis).
O convite
A desembargadora Fátima Bezerra foi ao Palácio da Redenção entregar pessoalmente ao governador Ricardo Coutinho o convite para sua posse na presidência do Tribunal de Justiça, no dia 1º de fevereiro.
Harmonia
Fátima, que é casada com o ex-governador José Maranhão, quer uma relação independente, mas harmoniosa entre poderes Executivo e Legislativo na sua gestão à frente do Judiciário.
Parceria
Em oito dias, Ricardo Coutinho e Romero Rodrigues se encontraram duas vezes em Campina. Ontem, assinaram convênios para ampliação da fábrica da Alpargatas ao lado do senador Cássio Cunha Lima.
Reeleição
O prefeito de Triunfo, Damisio Mangueira, é mais um peemedebista que está aderindo ao projeto político administrativo do governador Ricardo Coutinho.
Confirmado
Júnior Maia (PSB) será o secretário executivo de Ciência e Tecnologia da PMCG. Ele é sobrinho do secretário de Interiorização, Fábio Maia.
LETRA MORTA
Apenas 13 dos 1.841 projetos de lei apresentados em 2012 na Câmara dos Deputados viraram lei. O número equivale a 0,7% do total. Em ano eleitoral, é normal os parlamentares se ausentarem mais para focar nas campanhas. Mas, mesmo em comparação a 2008, ano que também teve eleições municipais, o número representa uma fatia pequena — naquele ano, que coincidentemente teve quantidade idêntica de projetos de lei propostos, 110 (ou 5,97% de 1.841) foram transformados em lei pela casa legislativa.
O fantástico descaso com os recursos públicos…