alimentação

Unimed João Pessoa orienta sobre a maneira correta de fazer a introdução alimentar dos bebês

Novos alimentos e papinhas podem ser adicionados à dieta a partir dos seis meses de vida

Novos alimentos e papinhas podem ser adicionados à dieta a partir dos seis meses de vida

O leite materno é o alimento mais completo para os bebês. De acordo com o Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde (OMS), o aleitamento materno deve ser exclusivo até os seis meses de vida. A introdução de novos alimentos, a partir dessa idade, nem sempre é uma tarefa fácil. Para responder às dúvidas dos pais e mães sobre esse tema, a Unimed João Pessoa vai realizar quinta-feira (30), das 9h às 11h, uma oficina on-line e gratuita para clientes.

A nutricionista Paula Bacalhau, da equipe de promoção da saúde da Unimed João Pessoa, explica que, após os seis meses de vida, os bebês já têm um nível adequado de amadurecimento dos sistemas digestivo, renal e imunológico, o que torna segura a introdução de outros alimentos além do leite. “A sugestão é que, no início, a alimentação tenha consistência pastosa, as famosas papinhas, e, aos poucos, vá aumentando a textura”, orienta.

Segundo Paula Bacalhau, geralmente, por volta dos oito meses, os bebês já conseguem consumir alimentos mais sólidos. “Isso varia de criança para criança, mas também depende de estímulos”, informa.

Recomendações — A oficina “Introdução alimentar e preparação de papinhas” tem o objetivo de ajudar os pais, esclarecer dúvidas e dar dicas de preparação das refeições dos bebês. A nutricionista explica que, para a produção dessa alimentação, o ideal é que sejam utilizados ingredientes naturais. Paula lembra que os industrializados possuem muitos aditivos químicos, prejudiciais à saúde.

A papinha “ideal” não leva açúcar, nem sal, nem vai ao mixer ou peneira, já que deve ficar no ponto pastoso. “Elas podem ser ‘salgadas’ compostas por legumes, cereais e ou proteínas, e de frutas”, ressalta.

“Na oficina, vamos orientar a melhor forma de fazer o preparo, assim como que ingredientes usar e o que fazer caso o bebê rejeite o alimento”, adianta a nutricionista.

Como participar – Para se inscrever gratuitamente, os clientes devem acessar o Canal Viver Melhor, no Portal da Unimed João Pessoa (www.unimedjp.com.br/viver-melhor), escolher a oficina “Introdução alimentar e preparação de papinhas” e clicar em “Inscrições Online”.

Na seção, também é possível conferir outras atividades gratuitas que serão oferecidas pela Unimed JP nas próximas semanas, exclusivamente para clientes.

Sobre a Unimed JP – Com 49 anos de tradição, a Unimed João Pessoa é uma cooperativa de trabalhos médicos que se consolidou como a melhor e maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Além de mais de 1,8 mil médicos cooperados, possui a mais completa rede de assistência médico-hospitalar privada do Estado. São diversos hospitais credenciados, sendo dois próprios – um deles referência em alta complexidade -, além de clínicas, prontos-socorros e laboratórios à disposição de 150 mil clientes. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Tudo isso garante à Unimed JP a liderança absoluta no segmento de saúde suplementar no mercado paraibano. Acesse www.unimedjp.com.br.

Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba