Fenômeno

POP-IT: Brinquedo que alivia stress viraliza após macaco-prego famoso brincar com ele - VEJA VÍDEO

Um novo brinquedo da moda entre crianças e adultos emergiu na internet. Trata-se do pop-it, uma peça de silicone anti-stress coberta por pequenas saliências que podem ser empurradas de um lado para outro, fazendo um barulho tranquilizante, semelhante ao “papel bolha”.

Mas o mais curioso desse novo brinquedo é que ele foi popularizado devido a um macaco-prego residente nos Estados Unidos, que tem um grande número de seguidores nas redes sociais. Gaitlyn Rae possui, apenas no Instagram, mais de 63 mil seguidores.

A origem

Apesar de aparecer na moda agora, o brinquedo tem mais de 40 anos de existência. O pop-it original foi criado pelos designers de jogos Theo e Ora Coster. Eles criaram mais de 190 jogos, entre eles o Cara a Cara, um jogo que foi traduzido para vários idiomas ao redor do mundo, e bastante conhecido no Brasil.

Theo nasceu em Amsterdã em 1928 e foi colega de classe de Anne Frank, autora do diário que se tornou um dos mais conhecidos relatos do holocausto nazista. Ele sobreviveu à guerra vivendo com uma família não judia, tendo abandonado seu nome de batismo, Morris Simon.

O primeiro pop-it teve uma inspiração trágica, quando a irmã de Ora, uma artista, morreu de câncer de mama em 1974. Ora contava que teve a ideia em um sonho.

“Ela disse ao meu pai: ‘imagine um grande campo de seios, seios de senhora, em que você pode empurrar o mamilo.’ Ela era muito aberta, dizia o que estava em sua mente, para qualquer pessoa”, diz Boaz Coster, filho de Theo e Ora e que hoje dirige a empresa com seu irmão Gideon.

A dupla produziu alguns protótipos, mas a ideia não prosperou, uma vez que o tipo de silicone com a qual os pop-its de hoje são feitos ainda não era amplamente disponível. Alguns anos atrás, os irmãos recuperaram a ideia de seus pais, que havia sido arquivada nos anos 70, e fecharam um acordo com a Foxmind, uma empresa de jogos.

A brincadeira hoje consiste em os jogadores se revezarem para emburrar as bolhas, tentando evitar empurrar a última delas. Boaz explicou que inicialmente o sucesso não foi muito grande, mas que vídeos no TikTok e no YouTube começaram a expandir a brincadeira a nível mundial. Ele citou que o vídeo com o macaco-prego teve 500 milhões de acessos.

No Brasil, existem peças semelhantes ao pop-it, mas nenhuma delas são licenciadas. As versões oficiais são difíceis de encontrar, mesmo se você digitar o nome da empresa ou as marcas oficiais.

Veja vídeo do macaco-prego brincando:

 

Fonte: Polêmica Paraíba com UOL
Créditos: Polêmica Paraíba com UOL