Todas as pessoas que gostam de ouvir programas de rádio ou assistir programas de TV já se depararam com uma sonorização diferenciada; efeitos especiais que captam os telespectadores pelo ouvido. Os responsáveis por esses fundos sonoros que tanto nos agradam são os sonoplastas.
O profissional da área trabalha basicamente como um “artista plástico” do som. Ele usa os seus conhecimentos para trabalhar com a trilha sonora de um produto. Quando se fala de trilha sonora, o trabalho do sonoplasta vai além de apenas acrescentar uma música romântica em uma cena de amor, por exemplo. Uma de suas principais funções é o processo de adicionar às cenas a música exata para causar a sensação certa a ser passada. Com muito cuidado, a trilha deve se tornar o par perfeito com a situação que está sendo mostrada tanto na TV quanto na rádio.
Alguns sonoplastas paraibanos se destacam muito na área e fazem bastante sucesso entre os ouvintes e telespectadores, pensando nisso, o Polêmica Paraíba selecionou quatro sonoplastas que fazem sucesso em João Pessoa.
O primeiro é Lando Lélis, bastante conhecido pelos ouvintes da rádio Arapuan, onde trabalha atualmente. Lando tem o seu nome sempre lembrado quando se fala nos melhores sonoplastas da região.
Outro sonoplasta bastante conhecido e também muito lembrado pelos ouvintes da rádio Correio é Erivaldo Silva, que iniciou sua trajetória em Santa Rita. Atualmente, o profissional integra a equipe do Correio Debate.
DJ Brazinha não tem o seu nome lembrado apenas quando se fala de sonoplasta, mas também quando se fala de DJ. O profissional atualmente trabalha na rádio tabajara e está à frente do programa Máquina do tempo, que leva aos ouvintes os bons momentos da música, tocando os sucessos de todos os tempos.
Luciano Coxinha, mais conhecido como coxinha, é um sonoplasta e operador de áudio muito lembrado e que tem muito destaque na Paraíba. Ao Polêmica Paraíba, o profissional contou que sempre teve uma tendência de mexer no som, mas seu primeiro trabalho na área foi aos 12 anos, na cidade de Santa Rita, onde foi operador e locutor em uma difusora. Logo depois, Luciano montou a sua própria difusora, depois passou por uma rádio comunitária, e passou vários anos sendo DJ.
Seu destaque na área da comunicação começou na Tv Miramar, de lá passou pela Tv Arapuan, depois TV Correio e hoje, o profissional está na rádio POP FM.
Luciano destacou sua felicidade em ver os nomes dos operadores de áudio e sonoplastas serem sempre lembrados pelos apresentadores e também pelos ouvintes e telespectadores. “Nós colocamos o tempero nos programas”, disse.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba