A Secretaria de Estado da Saúde (SES) abriu, nesta quinta-feira (2), a campanha Setembro Amarelo de prevenção e cuidado ao risco de suicídio. Com o tema “Ocupar Espaços, Construir Afetos, Promover Saúde”, a programação teve início às 14h30, de forma virtual, com transmissão pelo canal do YouTube da SES.
A gerente operacional de Atenção Psicossocial da SES, Iaciara Mendes, destaca que este ano a programação segue variada com promoção de debates sobre as vulnerabilidades sociais que agridem a autoestima, fragilizam os vínculos e a rede de proteção e cuidado. Ela também afirma que, durante toda a campanha, a SES estará valorizando as ações e os serviços públicos de cuidados contínuos.
“Em tempos de Covid-19, destacamos a importância dos nossos serviços da Rede de Atenção Psicossocial organizarem suas agendas para a promoção e divulgação de ações que acontecem o ano inteiro. Precisamos criar espaços de escuta que mapeiem e potencializem coletivos de apoio e cuidado. Lembramos que não somente no mês de setembro, mas durante todo o ano, nossos serviços devem assumir esta promoção e cuidado em saúde mental nos territórios”, pontua.
O psicólogo da Gerência Operacional de Atenção Psicossocial da SES, Lucilvio Silvio, reforça a importância de trabalhar o social. “Importante, neste momento, compreender também as complexidades socioculturais que envolvem o tema, além de valorizar os serviços públicos de atendimento à saúde mental disponíveis para toda a população, sobretudo os mais vulneráveis financeiramente,” completa.
Entre os temas abordados na programação, que irá ocorrer semanalmente durante todo o mês de setembro, estão: Atenção e Cuidado na Infância e Juventude; Sobre não ser Desejado(a); A solidão da mulher negra e a invisibilidade; Cultura de cancelamento e ódio nas Redes Sociais. As lives irão ocorrer nos dias 9, 15 e 23 de setembro e 1º de outubro, sempre às 14h30.
A campanha “Ocupar Espaços, Construir Afetos, Promover Saúde” é uma realização da Gerência Operacional de Atenção Psicossocial da SES em parceria com a Residência Multiprofissional em Saúde Mental – Resmen/UFPB.
Fonte: Assessoria
Créditos: Assessoria