Racha

Anísio será julgado pelo Conselho de Ética do PT e poderá ser expulso do partido - ENTENDA

O deputado estadual Anísio Maia (PT) será julgado pelo Conselho de Ética do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) e pode ser expulso do partido. A informação foi confirmada ao Sistema Arapuan pela secretária nacional de Organização do partido, e autora do pedido, Sonia Braga. O julgamento ocorre nesta sexta-feira (3).

O pedido foi feito após as eleições municipais do ano passado, quando as instâncias municipal e nacional do partido discutiram sobre a candidatura de Anísio à prefeitura de João Pessoa. A direção nacional optou por apoiar a candidatura do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB), que se lançou candidato no último dia de convenções partidárias. Como “punição”, a direção nacional resolveu destituir a municipal, que era comandada por Giucélia Figueiredo.

“O pedido é fruto da questão em João Pessoa. O PT é um partido nacional, dialogou com o próprio Anísio, com o presidente estadual e a municipal, tomamos decisão contra a tática eleitoral e a revelia da posição da Nacional. O deputado e outras pessoas foram contra e mantiveram a candidatura que foi o pior fracasso, a pior votação da história do partido em João Pessoa”, afirmou Sonia Braga.

O Conselho de Ética deve se reunir nesta quinta-feira (2) para deliberar sobre qual punição será aplicada a Anísio, que terá o seu direito a defesa. O julgamento pode ocorrer ainda nesta sexta-feira (3).

“Ele responde agora por essa quebra […].  A Comissão Nacional julga nesta próxima sexta mais uma fase desse processo”, continuou a dirigente.

O assunto volta à cena dias antes de um ato da sigla neste sábado (4), quando é esperada a possível filiação de Ricardo Coutinho, além de Estela Bezerra, Cida Ramos e Márcia Lucena, todos do PSB, ao PT. Anísio é contrário a essas filiações.

Segundo Sonia, no entanto, os fatos não estão ligados. Ela afirmou que o processo voltou à pauta neste momento por conta da pandemia, que gerou uma demora no levantamento de provas e do julgamento. O pedido foi assinado por ela ainda em outubro do ano passado.

A redação do Polêmica Paraíba procurou o deputado estadual Anísio Maia para ouvir sua versão sobre o tema, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba