Um trecho de um programa de entrevistas na TV do Afeganistão tem sido compartilhado em redes sociais por mostrar um apresentador cercado de talibãs armados.
A apresentação foi gravada em Cabul e transmitida na TV afegã no dia 27 de agosto. O programa chama-se Pardaz e é apresentado por Mirwais Haidari Haqdoost. Naquele dia, o entrevistado era um comandante do Talibã, Qari Samiullah.
Os dois aparecem sentados em uma bancada, mas atrás deles há sete homens com armas nas mãos, em silêncio. A conversa foi em pashto, uma das línguas faladas no Afeganistão.
O apresentador Haqdoost conversa com o comandante Samiullah sobre as promessas de paz que os talibãs fizeram.
Em um dos trechos, o apresentador diz que as promessas de paz “são alegações que o Talibã ainda faz às pessoas, mas há críticas que há uma diferença entre palavras e ações do Talibã. O povo demanda que esses compromissos e ações do Talibã sejam os mesmos”.
Ele, então, apresenta o convidado dele naquele dia: “No nosso programa, estou acompanhado de Qari Samiullah, um dos comandantes do Emirado Islâmico com quem vou conversar”.
Qari Samiullah afirma que o Talibã quer que o povo do país prospere e viva “sob o guarda-chuva” de um sistema islâmico.
“Minha primeira mensagem à nação é para que não se preocupe. Fiquem e vivam em sua nação e em suas casas. Sua nação precisa de vocês, e nós vamos protegê-los”, afirmou ele.
O comandante talibã também afirmou que “se Deus quiser, nós vamos tentar estabelecer uma atmosfera segura em todas as províncias do Afeganistão, então o povo não precisará se preocupar e nem temer os mujahideen (combatentes), porque eles são nossos irmãos”.
Retirada dos EUA
A entrevista aconteceu quando os militares dos Estados Unidos ainda dominavam o aeroporto de Cabul para a retirada dos americanos do país.
As tropas americanas deixaram o Afeganistão na segunda-feira (30), um dia antes da data-limite, que era 31 de agosto.
O Talibã então passou a controlar também o aeroporto de Cabul.
Depois da saída dos americanos, o porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, afirmou que o Afeganistão quer manter boas relações com os americanos e o resto do mundo.
O fim da ocupação americana ocorreu quase 20 anos após a invasão do Afeganistão, que foi realizada meses após os ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001.
O Talibã comandava o país desde 1996 e foi acusado pelos americanos de esconder e financiar membros da Al-Qaeda, grupo terrorista comandado por Osama bin Laden e responsável pelo atentado.
VEJA VÍDEO:
Afghanistan TV – surreal
This is what a political debate now looks like on Afghan TV, Taliban foot soldiers watching over the host. The presenter talks about the collapse of the Ghani govt & says the Islamic Emirate says the Afghan people should not to be afraid #Afghanistan pic.twitter.com/oEverVgLOE
— Yalda Hakim (@BBCYaldaHakim) August 29, 2021
Fonte: POLÊMICA PARAÍBA
Créditos: G1 GLOBO