Transar menstruada ainda é um tabu para muitas mulheres e até mesmo entre o casal, mas, mesmo com o corpo mais sensível, algumas mulheres não abrem mão do sexo e aproveitam a intimidade a dois.
De acordo com a sexóloga e terapeuta tântrica Danni Cardillo, os tabus em relação ao sexo durante o período mestrual prejudicam diretamente a mulher.
É fato que no imaginário social, existe uma ideia de que a menstruação está alinhada a algo que é sujo, nojento e que não deve ser tocado, visto, nem mesmo falado; o exemplo disso é que em algumas famílias ainda é tabu conversar sobre menstruação de forma aberta e natural. Dessa forma, algumas mulheres mesmo sentindo vontade de fazer sexo, sentem a preocupação com o que a outra pessoa vai pensar, e isso acaba fazendo com que muitas delas não tenham relações sexuais durante o período.
Mesmo com o debate sobre sexo e sexalidade tendo ganhado cada vez mais espaço e voz dentro e fora da internet, assuntos como ter relações sexuais durante a mestruação não é muito debatido ou comentado, mas, se você é mulher, talvez você já tenha sentido a sua libido aumentar durante aqueles dias do mês, e é importante saber que isso é bastante natural e comum.
Segundo Mariana Betioli, obstetriz e fundadora da marca Inciclo, cerca de “85% das mulheres relatam um aumento da libido durante essa fase do mês, contudo, 49% acabam se privando de ter relações sexuais, mesmo sentindo vontade”.
A obstetriz também pontua que o aumento de desejo sexual acontece em duas fases do ciclo: nos dias que antecedem a ovulação e também durante a menstruação. “Os hormônios estrogênio e testosterona estão baixos no dia em que a menstruação começa, mas voltam a crescer por volta do terceiro dia. Por isso, a libido fica mais forte nesse período”, destaca.
A sexóloga Danni Cardillo diz que ter consciência do seu ciclo menstrual ajuda a mulher a se sentir mais segura para ter relações durante o período.
Se você é do tipo que quer passar a ter experiências prazerosas nos dias de menstruação, é preciso passar por cima dos nossos próprios tabus. “A masturbação nesse período também pode ser uma questão, mas é a partir dela que você vai se desvendar e quebrar as suas crenças limitantes”, explica.
Outro ponto-chave é ter consciência do seu corpo e do seu ciclo menstrual. “A dica aqui é se observar. Nós não sangramos durante o dia todo e ao entender isso, é possível compreender os momentos em que seu corpo está mais receptivo ou menos. Uma mulher que se conhece, sabe dos seus limites e nunca os ultrapassa”, comenta Raphaella Maia.
Seguindo a ideia de não passar por cima dos seus limites, Suzana Helena dá a dica de ouro – e que vale não só para os dias de menstruação: “Só transe se realmente estiver à vontade e confortável. Se sente a necessidade de ter uma toalha, um banheiro próximo, só faça assim”.
Fonte: Polêmica Paraíba, com dados do Metropoles
Créditos: Polêmica Paraíba