Marcos Tavares
Junto com Décio Pignatari, foi enterrado recentemente o concretismo. O movimento, que abalou a poesia brasileira nos anos sessenta morreu de inanição. Seus próprios autores e teóricos deixaram que ele se dissolvesse no tempo e restaram alguns poucos poemas que seriam aceitáveis como concretistas ou fora deles. É a fugacidade das escolas e dos movimentos que esbarra na implacável censura dos tempos que a tudo destrói. E principalmente essas mudanças radicais que alteram conteúdo e forma sem um viés de solidez que as torne mais perenes e aceitáveis. Morreram Décio e seu concretismo, esse, aliás, finado já há alguns anos.
Fato idêntico aconteceu com o tropicalismo, que foi uma tentativa baiana de agrupar sob um guarda-chuva cultural a efervescência dos seus cantores que descobriam o Brasil e eram por eles descobertos. Mas faltava ao movimento um embasamento teórico, um lastro cultural que o apoiasse. Não havia nada além do talento de Gil, a irreverência de Cae e os cabelos longos de Gal. Foi passageiro até mesmo porque seus ideólogos logo rumaram para Londres e não existe lugar menos propício para que o tropicalismo viceje do que o fog londrino.
Igualmente Ariano Suassuna ainda hoje tenta nos empurrar goela abaixo o seu movimento armorial. Isolando todo o talento e competência de Ariano, o armorial é uma espécie de filho bastardo da nobreza. Tentar criar num país de mestiços esse movimento, baseado em armas e brasões, só na cabeça de Ariano, um pândego que viu muita gente sucumbir ao seu apelo. O armorial, como tantos outros ismos não resiste ao tempo, não sobrevive a uma análise mais criteriosa e está destinado a ser uma página amarela da história, o registro mais de uma moda do que propriamente de uma era.
Vassoura Nova
A comunicação do prefeito Luciano Cartaxo apressou-se em informar a surpresa dos secretários com a pontualidade do prefeito na reunião que ele marcou.
Pontualidade não é mérito, é educação e necessidade de trabalho. Se os secretários esperavam que o prefeito chegasse um pouco mais tarde já esperavam errado, pois o certo é chegar no momento aprazado.
Como vassoura nova, Cartaxo entra com todo gás e vontade de acertar o que o tempo se encarregará de aplainar, pois qualquer cargo de gestor no nível do dele é estafante.
Portanto, guardemos as louvaminhas para depois.
Ordem Unida
Atento à cena política, o presidente da Assembleia, deputado Ricardo Marcelo, convoca os deputados para uma reunião na próxima sexta-feira.
Oficialmente o tema será uma verificação dos efeitos da Caravana da Seca, mas a política deve ser incluída no cardápio do encontro, pois muitas coisas ficaram pendentes no ano que acabou.
Ricardo Marcelo não quer perder tempo nem espaço.
Bafo
Etilômetro é um aparelho usado para medir a quantidade de álcool no organismo humano.
Bafômetro deve ser para aquilatar a qualidade do hálito.
Fora
Perigosa a ira do vereador Benilton Lucena, único petista a ficar de fora da lista de contemplados com cargos na administração Cartaxo.
Benilton pode até não romper, mas não entra na batalha com essa garra toda.
Caro
A tumultuada vereadora Elisa Virgínia diz que a reclamação contra o culto gospel pago com dinheiro do povo “é preconceito barato”.
É nã, vereadora. É até bem caro e sai do bolso do contribuinte, que não declara a religião nos seus carnês.
Duelo
Tavinho e Coutinho duelam pela presidência do IPM. Ambos do Róger, a diferença é que Coutinho tem um mandato de vereador e Tavinho ficou de fora.
Falam que o prefeito, salomonicamente, pode escolher um terceiro.
Ressuscitando
O DEM vai tentar ressurgir dos mortos nesse ano que se inicia. 2012 não foi nada auspicioso para os democratas.
Até sua aventura como vice-governador naufragou por falta de votos.
Cifras
Ricardo Barbosa, do PAC, avisa que o governo vai licitar meio bilhão em diversas obras no Estado.
O problema é o tempo entre a licitação e conclusão e entrega.
Frases…
Finalmente – Se está perto do fim, relaxe. No fim tudo dá certo.
Perdão – Perdoar as virtudes de nossos inimigos é mais difícil que perdoar os defeitos.
Barraco – Nunca durma com raiva de alguém. Fique acordado e xingue ele.