Arimatea Souza
Sem surpresas
Foi com rapidez e calmaria que a Câmara campinense elegeu ontem a sua mesa diretora para o biênio 2013/2014.
O vereador Nelson Gomes Filho (PRP) foi reconduzido ao cargo em chapa única, por aclamação.
Murilo Galdino (PSB) é o 1º vice; 2º vice Inácio Falcão (PSDB); Pimentel Filho (PMDB) 1º secretário; e Rodrigo Ramos (PMN) é o 2º secretário.
Somatório
O senador Cássio disse ontem, na solenidade de posse de Romero Rodrigues, “que é preciso a união de todos para que Campina se soerga”.
Petista
Sobre o fato de um filiado e ex-prefeitável do PT/CG – professor Márcio Caniello – ter sido indicado para a Secretaria de Planejamento, Cássio assinalou que “o convite foi pessoal” e que o convidado demonstrou “espírito público de servir à cidade, com toda a sua competência”.
A definir
CCL comentou que ainda não decidiu se vai aceitar o convite para assumir a liderança do PSDB no Senado.
‘Herança’
As dívidas acumuladas da Secretaria de Saúde de Campina para com o Hospital da FAP passam de R$ 2 milhões e 100 mil.
Proteção
Ao saudar o novo prefeito campinense, o bispo Dom Delson comentou que “sabemos da grande missão” que Romero tem a cumprir.
Ele pediu bênçãos de Deus “para que ele possa desempenhar com solicitude essa missão”.
Profissão de fé
Em breve e inesperado discurso, o vice-prefeito Ronaldo Filho disse que a eleição dele e de Romero representou “uma declaração de amor e de responsabilidade à cidade”, salientando que iria retribuir com “gratidão, trabalho e lealdade” a Romero o convite para ser o seu companheiro de chapa.
Eixos
O discurso de Romero foi dividido entre o agradecimento às pessoas que colaboraram para a sua vitória (personificado em Cássio); a reafirmação de compromissos assumidos com a comunidade; uma conclamação à cidade em prol de causas comuns; e o anúncio de algumas ações governamentais.
Confira alguns trechos.
Introdução
“Motivado pela fé, revigorado pela perseverança, tendo como princípio a honestidade, a humildade e a força de trabalho, lições essas que aprendi dos meus pais, chegamos até aqui, baseado nesses ensinamentos ingressei na vida pública (…) A vida do homem público é repleta de desafios.
Trégua
“Acabaram as disputas partidárias, chegou a hora do trabalho por Campina.
Passado
“Deus me permitirá, nessa Administração, que os retrovisores nos sirvam apenas para aprender com o passado, nos acertos que é preciso aperfeiçoar, nos equívocos e desvios que é forçoso evitar.
Ciclo
“Da mesma maneira que temos a consciência de que Campina não foi nem poderia ser feita em oito anos, temos o discernimento e a humildade de reconhecer que a data de hoje marca apenas a posse de um novo prefeito, não o ato de fundação ou refundação da cidade.
Mudanças
“Mudarão prioridades, mudarão caminhos e práticas, mudarão as formas de ver o presente e encarar o futuro, até porque o Município sinalizou seu desejo de mudança, com uma clareza que não deixou dúvidas, com uma firmeza que não permitirá vacilações, pois o povo não se divide em seus anseios e reivindicações.
Incumbência
“Jamais seremos juízes de quem quer que seja; para isto, existem as instâncias burocrático-legais competentes. Só Campina terá o direito de fazer comparações. Só Campina e a história julgarão os governos que nos antecederam, na inteireza de seus acertos e em todos os atenuantes de seus equívocos.
Compromisso
“Conterrâneos, Deus me permitirá que ao final do mandato eu possa olhar para trás e dizer que seus passos não foram perdidos, suas emoções não foram em vão, nem frustraram as suas convicções de uma cidade melhor para todos.
Vice
“Ronaldinho esteve sempre dedicado e cheio de entusiasmo e fez Campina reviver os áureos tempos do Poeta Ronaldo. A você o meu mais escolhido agradecimento.
Desafios
“Estamos sendo desafiados a inovar, a ousar, a canalizar para a construção do futuro toda a esperança e toda a determinação do campinense, toda a sua criatividade e inventividade, mas para isto acontecer precisamos de parceiros porque ninguém faz nada sozinho (…) Campina a ninguém terá como adversário.
Olhos para o futuro
“Seguindo os ensinamentos do Poeta, que Deus nos permita, ao final do mandato que agora se inicia, repetir para nossa cidade e para as nossas consciências: Campina mudou. Nós, não!”
Sem palavras
Foi em silêncio, sem discurso, a transmissão de cargo em Campina. Nem o ex-prefeito Veneziano nem o ex-vice José Luiz apareceram. Apenas o professor Hermano Nepomuceno, por delegação, esperava Romero no Palácio do Bispo.
Parada. Saio de férias por alguns dias. O leitor fica bem entregue: Josusmar Barbosa.
Até a volta!…