O grupo terrorista do Talibã chegou neste domingo (15) aos arredores de Cabul, no Afeganistão, e cercou a capital por várias frentes, informou o Ministério do Interior do país. O grupo defende uma rendição pacífica do governo afegão.
O gabinete da presidência do Afeganistão afirmou que disparos foram ouvidos em algumas partes de Cabul, mas tranquilizou a população e declarou que a situação está sob controle das forças de segurança.
Já o ministro do Interior, Abdul Sattar Mirzakwal, gravou um vídeo em que garante uma “transferência pacífica de poder”.
A chegada do Talibã ao poder ocorre após a retirada de tropas americanas do país. Autoridades americanas e de outros países do mundo estão preocupados com um provável retrocesso que pode ser imposto no país pelos terroristas, sobretudo com a supressão dos direitos das mulheres.
O ex-presidente Donald Trump, que iniciou a retirada das tropas americanas do Afeganistão, criticou o sucessor Joe Biden e classificou como ‘inaceitável’ a forma como está sendo concluída a ação planejada por ele.
Fonte: Polêmica Paraíba com G1
Créditos: Polêmica Paraíba com G1