Arimatea Souza
Fraude
A presidente do PMN/PB, Lídia Moura, denunciou que a nota oficial dos três vereadores da bancada – mencionada ontem neste espaço – é um documento falso e fraudado pela equipe do prefeito Veneziano.
“Carlos Magno (coordenador de Comunicação da PMCG) foi deselegante, com resquícios de criminalidade”, protestou Lídia.
Pela metade
Como APARTE antecipou, Romero Rodrigues divulgou apenas parcialmente, ontem, a sua equipe de auxiliares. O adiamento – revelou – ocorreu “em função do diálogo com lideranças políticas”.
Novos nomes serão divulgados na 2ª feira.
Lacunas
Estão em aberto, no 1º escalão, as Pastas de Cultura, Administração, Planejamento, Ciência e Tecnologia.
Derivação
Como boa parte dos convocados já foi antecipada por APARTE – e a lista completa está nesta edição -, por questão de espaço vou enfocar outros aspectos do anúncio.
Antídoto
Na preliminar da divulgação dos nomes, o ´tucano´ assinalou que “para decidir você não consegue agradar a todos”, enfatizando que comanda “um governo que está começando”.
Aglutinação
Ele disse aos correligionários que precisa aglutinar forças políticas e apoios para concretizar os compromissos que assumiu para com a população.
Protagonista
“A maior vítima da campanha fui eu, que sofri tudo. Mas estou tranquilo”, testemunhou o ´tucano´, apelando para que “não se avance nas picuinhas”.
Trato
E antecipadamente publicizou um alerta: “Não tenho vaidades. E fica a recomendação para atender bem a população. Vou atuar com humildade, sem arrogância. Vamos fazer uma belíssima gestão”, ressalvando que “não poderei obrar milagres nessa fase inicial”.
Detalhamento
Romero se aprofundou nas explicações sobre Gustavo Ribeiro (Esporte e Lazer) e Alcindor Villarim (AMDE).
“A equipe vai dar um show”, prognosticou no primeiro caso, salientando que a Pasta vai cuidar “da política pública para o esporte na cidade. O foco é o lazer”.
Sem privilégios
Em razão das criticas de torcedores do Treze à escolha de Gustavo – que atua no Campinense Clube -, o prefeito assegurou que “não haverá discriminação nenhuma com quem quer que seja”, até porque irá acompanhar essa área diretamente “e o adjunto (Teles Albuquerque) é trezeano”.
Faísca
Houve também restrições do empresário Renato Cunha Lima à indicação de Gustavo – ele se retirou do auditório da FIEP após o anúncio.
“Quem não quiser compreender as circunstâncias, não quer viver um tempo novo”, comentou o ´tucano´.
Atração
Quanto à Agência Municipal de Desenvolvimento, Romero enfatizou que a escolha de Alcindor passou pela necessidade de ampliação de sua base política, com a incorporação do PMN.
Passando a limpo
O prefeito aproveitou para abordar a troca de notas e de farpas acerca da composição com o PMN e “esclarecer definitivamente” o assunto.
Gesto
“Fui procurado pelas direções municipal e nacional do PMN para estabelecer parcerias administrativas e diálogo no Legislativo. Não procuramos. A iniciativa foi do PMN”, assinalou.
Interlocução
Romero registrou que já manteve reunião com os vereadores Sargento Regis – que estava ontem no pronunciamento – e ´Galego do Leite´.
Motivação
Ele atribuiu a polêmica estabelecida sobre o apoio desse partido “à dor-de-cotovelo de quem passou um mandato e meio sem conseguir se relacionar com o Legislativo”.
Retomada
No tocante à parte operacional da AMDE, o prefeito garantiu que a agência “vai funcionar. A AMDE deixou de andar. A agência inexiste atualmente na cidade”
´Caras novas´
Novidades na administração campinense: o novo secretário de Obras, André Agra Gomes de Lira, que é auditor do Tribunal de Contas do Estado; Paulo Porto de Carvalho Júnior, procurador geral adjunto (servidor efetivo); e Manoel Andrade, adjunto da Pasta da Agricultura, que até o dia 31 é o prefeito de Barra de Santana.
Passagem
Romero vai se reunir com o setor de transportes coletivos para definir a pendência relacionada à nova tarifa de ônibus urbano, não sancionada por Veneziano.
Primeiro ´nó´
Existe um complicador adicional: há três meses as empresas deixaram de recolher o Imposto Sobre Serviço à prefeitura, por força de uma decisão judicial.
Defasagem
Houve divergências no preço da tarifa de 2009/2010. Veneziano desconsiderou a tarifa técnica preparada pela STTP e sancionou um valor inferior.
As empresas recorreram e ganharam a ação que buscou uma compensação.
Fluxo invertido
A PMCG não cumpriu a ordem da Justiça e agora está sendo feito compulsoriamente um ressarcimento às operadoras do sistema, mediante o não recolhimento mensal do ISS.
O prejuízo para a PMCG é pra lá de salgado: mais de R$ 15 milhões (valor original), sem a atualização monetária.
O dirigente do PMDB/PB, Antonio Sousa, estava ´uma arara´ ontem em Campina?…