O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, reivindicou, nesta terça-feira (3), a compensação financeira, pelas despesas na saúde com a pandemia da Covid-19, mediante contrapartidas do tesouro da União, durante reunião virtual das vice-presidências temáticas de Inovação e Tecnologia da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
De acordo com ele, desde janeiro deste ano, quando começou a fase mais aguda da pandemia, o Campina Grande vem acumulando um déficit da ordem de R$ 100 milhões com os investimentos feitos na área de saúde só com a pauta Covid-19. Ele ressaltou que, além dos munícipes, a cidade teve de assumir os custos extras na assistência a pacientes dos 69 outros municípios da 2ª Macrorregião e de todas as outras regiões da Paraíba (e de fora do Estado) que recorreram à rede de atendimento campinense.
O gestor, que também é vice-presidente de Ciência e Tecnologia da FNP, teve apoio unânime dos demais prefeitos no encontro. Além de agradecer pelo convite para assumir a vice-presidência de Ciência e Tecnologia, Bruno destacou que a sua indicação se justifica por representar Campina Grande, cidade com reconhecida e significativa matriz de inovação.
Ele lembrou, que a cidade hoje conta e sedia importantes universidades públicas, a exemplo da UFCG e da UEPB, além de quase vinte faculdades particulares, levando Campina Grande a despontar, no cenário nacional, pela qualidade da mão-de-obra formada na cidade, como também pela produção científica. Ainda mencionou o importante papel da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba.
Argumentando que a tecnologia deve imperar na gestão, o prefeito ressaltou o apoio destinado à Secretaria de Ciência e Tecnologia de Campina Grande, pasta que trabalha de forma integrada com os demais setores administrativos, para oferecer o máximo de inovação às ações em favor do desenvolvimento local.
Estiveram ainda presentes ou foram representados durante a reunião os seguintes membros da FNP: Rafael Greca, prefeito de Curitiba/PR; vice-prefeito de Olinda, Márcio Botelho; Gustavo Reis, prefeito de Jaguariúna/SP; Marcos Vinicius, prefeito de Coronel Fabriciano/MG; Victor Coelho, prefeito de Cachoeiro de Itapemirim/ES; Caio Cunha, prefeito de Mogi das Cruzes/SP; Gustavo Medanha, prefeito de Aparecida de Goiânia/GO e Junynho Martins, prefeito de Ribeirão das Neves/MG.
Fonte: Click PB
Créditos: Click PB