Retrospectiva 2012: Política e Afins...

Bruno Filho

Não farei nenhuma grande retrospectiva de nenhum assunto a ser tratado. Destacarei dois ou tres fatos locais e nacionais para ilustrar apenas, já que o noticiário é amplo sobre todos os casos, e os canais de comunicação repetitivamente tratarão de tudo.

No cenário da Política Nacional, não poderia deixar de citar a cassação do mandato do Senador Demostenes Torres, que até então era tido como ficha limpa, caráter ilibado, professor de bons costumes e caçador de maus elementos na política. Falou-se nele até para Presidente da Republica. Terminou em “Cachoeira”.

A grande surpresa foi a visibilidade do julgamento do “Mensalão”. Surgiu para o Brasil e para o Mundo a figura do Ministro Joaquim Barbosa que contribuiu para a condenação de 25 réus envolvidos no caso. Foi reconhecido como o “senhor da Justiça”,quase um astro de televisão e cinema. Falta é mandar os condenados para a cadeia de verdade.

Na política local, um ano de terror para a popularidade do Governador Ricardo Coutinho, que de “salvador da pátria”, em menos de dois anos virou o carrasco da sociedade paraibana. Caiu em desgraça por decisões consideradas prepotentes e revanchistas, adquiriu em muitos locais o apelido de Rei, Majestade e Todo-Poderoso.

No ambito municipal uma inesperada vitória do PT pela primeira vez na Capital, contrariando à muitas pesquisas iniciais que davam como certo um segundo turno entre o ex-Governador José Maranhão e o Senador Cicero Lucena na luta pela Prefeitura. Nada disso, deu Luciano Cartaxo no primeiro e segundo turnos.

Na Camara dos Vereadores aumento no número de eleitos. Serão 27 Edis, a maioria já conhecida e alguns novos nomes para compor a bancada a partir de 1 de Janeiro. O mais votado Raoni Mendes, a novidade Santino, e o eterno presidente da mesa Durval Ferreira.

Grande mídia para a já famosa “Caravana da Seca” que deslocou-se por 2000 kilometros sertão adentro na esperança de poder ajudar e ver de perto os estragos da natureza, o povo sofrido clamando por ajuda e a população sedenta literalmente. Resta saber no que vai dar.

No mais…o de sempre, problemas e mais problemas em todos os setores e promessas e mais promessas em todos os setores também. Lembrando que a saúde foi manchete por inúmeros acontecimentos e a segurança perdeu muitas vezes para a bandidagem.

Sobraram mortes, execuções, comandos de dentro dos presídios, operações incansáveis da Policia Federal e aprensões de muita droga. Explosões de caixas eletronicos, assaltos a agencias dos Correios e a demonstração da vulnerabilidade no nosso interior principalmente.

Professores, médicos, servidores de um modo geral, reclamando dos baixos salários e de promessas não cumpridas pelos governantes, aguardando um possivel 2013 melhor. Os concurseiros estudando e aguardando os editais para futuros exames e independencia profissional.

Nada de muita diferença de anos anteriores. Pior para alguns, melhor para outros, no vai e vem da política e das vitórias e derrotas. Como o mundo não acabou e a esperança é a ultima que morre, dentro de alguns dias estaremos em Janeiro e começa tudo de novo.

Bruno Filho, jornalista e radialista, gostaria de anunciar só coisas boas mas é impossível !

[email protected]
Twitter: BrunoFComenta