Um incêndio atingiu uma unidade da Cinemateca Brasileira, na Vila Leopoldina, Zona Oeste de São Paulo. De acordo com os bombeiros, não há registro de vítimas até o momento.
Onze viaturas já estão no local para controlar o fogo.
A unidade da Vila Leopoldina foi criada em fevereiro de 2009. O imóvel foi cedido pela SPU (Secretaria do Patrimônio da União) e está localizado em uma área onde se concentram diversas empresas ligadas à produção audiovisual.
A partir de 2011 a unidade iniciou um trabalho de acervo e de áreas laboratoriais.
Atualmente, a Cinemateca possui uma dívida que já passa de R$ 13 milhões devido a um calote do governo federal. Ela é o maior museu do audiovisual e do cinema da América do Sul.
Incêndio em 2016
Em fevereiro de 2016, a Cinemateca Brasileira foi atingida por um outro incêndio que destruiu cerca de 500 obras audiovisuais. Desta vez, o fogo ocorreu na sede da instituição, localizada na Vila Clementino.
Não houve vítimas e a suspeita na época era a de autocombustão dos filmes, que são feitos de nitrato de celulose, material inflamável, característico da produção de películas brasileiras até a década de 1950.
O fogo atingiu uma das quatro câmaras onde são armazenados rolos originais de filmes (matrizes) de produções audiovisuais. Nenhuma outra estrutura da Cinemateca foi atingida.
A maioria das obras que foram destruídas eram cinejornais e, dentre os destroços, estava apenas um longa-metragem.
Desde 2013, a Cinemateca Brasileira vem enfrentando uma crise. Neste período, foram dispensados mais de dois terços dos funcionários, o que afetou a preservação do acervo e causou a paralisação de atividades
confira o vídeo:
Cinemateca Brasileira está pegando fogo!
Galpão localizado na Vila Leopoldina em SP existe desde 2011, e já sofreu com alagamentos em 2020. O local tem cerca de 200 filmes e há poucos meses trabalhadores da cinemateca denunciaram o abandono da instituição pic.twitter.com/fYMuEgwGSt— Mídia NINJA (@MidiaNINJA) July 29, 2021
Em instantes, mais informações…
Fonte: Uol
Créditos: Polêmica Paraíba com Uol