talentos paraibanos

PARAÍBA NAS OLIMPÍADAS DE TÓQUIO: conheça os atletas paraibanos que estão no principal evento esportivo do mundo

Sete atletas paraibanos integram a delegação do Brasil, nas Olimpíadas de Tóquio, no Japão. O principal evento esportivo do mundo teve início no dia 23 de julho e o encerramento será em 8 de agosto.

Sete atletas paraibanos integram a delegação do Brasil, nas Olimpíadas de Tóquio, no Japão. O principal evento esportivo do mundo teve início no dia 23 de julho e o encerramento será em 8 de agosto.

Nas delegações – olímpica e paralímpica – a Paraíba também está representada por profissionais que são muito importantes na briga dos atletas por medalha: técnicos, auxiliares, profissionais de educação física e da área da saúde.

Conheça um pouco mais sobre cada um dos atletas olímpicos:

Álvaro Filho – Vôlei de Praia

Aos 30 anos, Álvaro Filho (João Pessoa) joga pela seleção brasileira de vôlei de praia desde 2013, ano em que foi considerado a revelação do Circuito Mundial e o melhor jogador do Campeonato Mundial. Formando dupla com Alison, a próxima partida dos dois nas Olimpíadas deve ocorrer nesta sexta-feira, às 22h, contra a Argentina.

Andressa Morais – Arremesso de Disco

Paraibana radicada em São Paulo, Andressa Morais vai entusiasmada para o desafio no Japão, após a conquista de uma medalha prata nos Jogos Pan-Americanos de Lima no Peru, em 2019. Em sua trajetória como atleta, Andressa acumula três ouros no Sul-Americano da modalidade (Buenos Aires-2011, Lima-2015 e Assunção-2017).

Jucilene Sales – Lançamento de Dardo

Jucilene de Lima, de 30 anos, é natural de Taperoá, no Cariri paraibano, e é a atual detentora do recorde nacional de lançamento de dardos, com uma marca de 62,89 metros.

O atletismo na casa de Jucilene  é algo muito comum, afinal foi ao lado da irmã – a velocista Jailma Sales – que a paraibana deu os primeiros passos. Diferente de Jailma, Jucilene trilhou um caminho pela prova do lançamento de dardo e dentre as suas principais conquistas está o bronze no Pan-Americano de Toronto, em 2015.

Matheus Cunha – Futebol

Matheus Cunha (João Pessoa) tem 22 anos e joga como atacante. Embora esteja nas Olimpíadas representando o Brasil, ele é contratado do clube alemão Hertha Berlim. Ele deu seus primeiros passos no futsal, vestindo a camisa do Esporte Clube Cabo Branco.

Santos – Futebol

O goleiro Santos, de 31 anos, é natural de Campina Grande e joga pelo Athletico Paranaense. Como muitos talentos do futebol paraibano, ele começou sua carreira vestindo a camisa de equipes de outros estados. Revelado pelo Porto de Caruaru-PE, ele está no Athletico Paranaense desde 2008.

Luana Lira – Saltos Ornamentais

Luana Lira (João Pessoa) tem 25 anos e é uma atleta especializada em saltos ornamentais. Nas Olimpíadas de Tóquio ela irá competir na modalidade trampolim de 3 metros. Por muito pouco, a jovem não ficou fora das disputas. Classificada, a Federação Internacional de Natação (Fina) reformulou os índices e isso tiraria a vaga da paraibana. Uma nova decisão confirmou novamente Luana Lira no evento.

Edival Marques ‘Netinho’ – Taekwondo

Foi treinando no bairro Mangabeira, em João Pessoa, que Netinho saiu para os Jogos Olímpicos da Juventude de 2014 na China, para conquistar a medalha de ouro na categoria 63kg, com apenas 17 anos. No mesmo ano, também foi ouro no Campeonato Mundial de Taekwondo Junior. Edival Marques, o Netinho, disputou duas edições do Pan-Americano de Taekwondo, sendo prata em 2016 e ouro em 2018. O paraibano foi ouro no Pan-Americano de 2019, em Lima, fato que não ocorria desde 2007, com Diogo Silva.

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba