Aline Lins
O embate entre a Assembleia Legislativa e o governo do Estado virou uma batalha de titãs, ou de Ricardos. Ao se negar a estabelecer um milímetro de diálogo com o Legislativo, para ouvir os seus pleitos ou fazer “acordos”, com conflitos travados que hoje desembocam em vetos a projetos de parlamentares de um lado e derrubadas dos vetos de outro; rejeição a empréstimos milionários por uma parte e questionamentos das decisões do Legislativo no âmbito judicial de outra parte; e até a não viabilização de nova sede para o Legislativo, o governador Ricardo Coutinho corroborou para a ofensiva da Assembleia, que chega ao extremo de alterar seu Regimento Interno. O golpe foi certeiro: agora, o plenário decidirá, pelo voto secreto da maioria simples, pela aprovação ou rejeição do parecer do TCE relativo às contas do governador.
Lamentação
O líder do governo Hervázio Bezerra declarou-se “perplexo” com a votação do Regimento da Assembleia. “Digo isso com tristeza e lamentação, pela estima que tenho ao nosso presidente Ricardo Marcelo, eleito e reeleito presidente da Casa quase que por unanimidade. Deixo o plenário triste e arrasado. Isso é um assassinato à democracia”.
Concurso à vista
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba prometeu, após votar o projeto que modifica o Regimento Interno da Casa, lançar o edital do concurso público para o preenchimento dos cargos de servidores do Legislativo. Serão mais de 100 vagas.
Inadimplentes
Foi aprovado ontem na Assembleia Legislativa o projeto 1103/2012, de autoria do deputado Janduhy Carneiro (PEN), que obriga o governo do Estado a realizar o parcelamento das dívidas dos municípios com a Cagepa.
Consenso
Foi consensual aprovação da PEC do deputado Raniery Paulino, que garante na Constituição Estadual a inclusão dos delegados da Polícia Civil como carreira jurídica do Estado.
Mudança
Luciano Cartaxo (PT) revelou que não pretende aproveitar a secretária de Saúde, Roseana Meira, em outra pasta. “Já havíamos discutido isso de forma madura e equilibrada,mas achei que era o momento de fazer uma mudança na Saúde”. O problema é que Roseana só aceitava a Saúde.
Reaproveitados
Ao contrário de Roseana na Saúde, a secretária de Comunicação Marly Lúcio vai assumir a pasta da Ciência e Tecnologia. Já Ronaldo Guerra migra da Articulação Política e Chefia de Gabinete de Agra para a Infraestrutura de Cartaxo.