Na noite desta terça feira e na última segunda-feira (12), um fenômeno especial foi visto em João Pessoa, e em outras cidades paraibanas. A conjunção entre Marte, Vênus e a Lua foi vista no céu pela população.
A Lua, a apenas 385 mil quilômetros da Terra, estava 8% iluminada, em fase crescente, e sua visão se destacava pela presença da chamada “luz cinérea”, que nada mais é do que a luz do Sol refletida na Terra iluminando de forma tênue o lado escuro lunar.
A luz cinérea também é chamada de “o brilho de da Vinci” porque foi Leonardo da Vinci (ele mesmo, o pintor da Monalisa) quem explicou o fenômeno há mais de 500 anos.
Vênus é o planeta mais próximo da Terra e que estava a cerca de 108 milhões de quilômetros de distância. É o astro mais brilhante do céu noturno depois da Lua e, além de Mercúrio, é um dos planetas cujas fases podemos observar através de telescópios. Nesta segunda (12), ele podia ser visto 87% iluminado, as informações são do Olhar Digital.
O astrônomo Marcelo Zurita explicou o fenômeno: “o que nós tivemos ontem (13) e no dia 12 também foi a conjunção entre Marte e Vênus. Uma conjunção entre dois astros ocorre quando eles se encontram alinhados no espaço em relação à Terra, por isso, eles parecem muito próximos no céu, mesmo estando separados por vários milhões de quilômetros. No caso do dia 12, além de Marte e Vênus, a Lua também estava na mesma direção, formando uma conjunção tripla”.
Confira as imagens:
Fonte: POLÊMICA PARAÍBA
Créditos: POLÊMICA PARAÍBA com Olhar Digital e T5