Luta contra a covid-19

Sobe para 24 o número de cidades paraibanas que negam aplicação de vacinas vencidas; uma confirmou erro - VEJA RELAÇÃO

Subiu para 24 o número de municípios paraibanos que anunciaram oficialmente que não aplicaram a vacina contra a Covid-19 AstraZeneca fora do prazo de validade, conforme publicado pelo jornal Folha de S. Paulo na última sexta-feira (2). Segundo levantamento feito pelo jornal, 26 mil doses vencidas foram aplicadas no Brasil, sendo 253 delas na Paraíba, em mais de 40 cidades.

Já no mesmo dia, a assessoria de imprensa da secretaria estadual de Saúde informou que o problema poderia ser oriundo ou de erro de registro ou demora dos municípios em aplicar as doses, uma vez que entrega aos 223 municípios ocorre dentro de um intervalo de 24h.

Segundo o secretário Geraldo Medeiros, até esta segunda-feira (5), pelo menos 24 municípios que apareceram no levantamento da Folha já informaram oficialmente que seus nomes constam devido a um “erro de registro” na data da vacinação no sistema do Ministério da Saúde. No último sábado (3) 18 cidades já haviam se manifestado.

Do outro lado, apenas uma cidade paraibana admitiu que houve a aplicação de vacinas vencidas. Foi Alagoa Grande, que confirmou ter aplicado 72 doses. A prefeitura explicou que aproximadamente dois meses atrás percebeu o erro, e tão logo isso aconteceu entrou em contato com a secretaria estadual de Saúde para informar o problema e solicitar o reforço na vacinação dessas pessoas. As pessoas prejudicadas estão sendo reforçadas com uma terceira dose.

As cidades que afirmaram erro de registro foram:

João Pessoa
Campina Grande
Sertãozinho
Itabaiana
São José de Piranhas
Cajazeiras
Mamanguape
Itapororoca
Baraúna
Cabedelo
Queimadas
Esperança
Boa Vista
Taperoá
Remígio
Itaporanga
Nova Floresta
São José dos Cordeiros
Triunfo
Caldas Brandão
Santa Terezinha
Emas
Mulungu
Massaranduba

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba