Falta menos de um ano para o início das convenções partidárias e as movimentações políticas vêm se intensificando, mesmo em tempo de pandemia, pois parece que até os protocolos de isolamento social estão paulatinamente se esvaindo pelos agentes políticos que já estão realizando, ainda que de forma incipiente, os encontros e reuniões pensando nas eleições do próximo ano.
Dentro desse contexto, vemos que nos bastidores já existe uma disputa salutar entre importantes aliados em busca da vaga de vice na chapa do governador João Azevedo em 2022. Um deles é Adriano Galdino, atual presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado experiente e um exímio articulador político que nos últimos anos vem se notabilizando como uma das lideranças políticas mais influentes no Estado, principalmente por comandar o Avante, um grupo partidário fortíssimo que possui em seus quadros deputados do quilate de Tião Gomes, Dr. Taciano Diniz, Júnior Araújo, Felipe Leitão e Edmilson Soares, além de contar com o apoio incondicional de outros parlamentares da base governista.
É importante ressaltar que o deputado Adriano Galdino é filiado ao PSB, mas que está aguardando a abertura da “janela partidária” que acontecerá seis meses antes das eleições (Lei nº 13.165/2015) para assinar sua filiação ao Avante.
Hoje, a Paraíba toda tem conhecimento da afinidade e confiança existentes entre o deputado Adriano Galdino e o governador João Azevedo, aliás, em um dos momentos de maior turbulência do governo (início da gestão), foi Adriano Galdino quem garantiu a estabilidade política do Estado demostrando liderança junto aos seus pares, sobretudo quando das arestas entre João Azevedo e Ricardo Coutinho.
A verdade é que mesmo já emplacando a pré-candidatura de seu irmão Murilo Galdino para deputado federal, Adriano é – sem sombras de dúvidas – o favorito para compor a chapa com João Azevedo, embora exista interesse do senador Veneziano Vital do Rêgo em pleitear a vaga para sua esposa, a secretária de Estado, Ana Cláudia Vital do Rêgo.
No contexto geral da política deste momento, vemos a condição de Adriano Galdino com mais consistência, dado o número de apoios de parlamentares, prefeitos e lideranças políticas em torno de seu nome, embora o nome de Ana Cláudia pudesse significar a representatividade legítima da cidade de Campina Grande e a permanente participação da mulher na chapa de João Azevedo, em lugar da atual vice-governadora Lígia Feliciano que não poderá concorrer mais ao mesmo cargo, onde já foi eleita e reeleita.
E assim, vemos que dentro da impossibilidade de não participar da chapa majoritária, talvez caiba ao MDB se contentar com uma possível eleição quase garantida de Ana Claúdia para a Câmara Federal, e pleitear uma suplência na senatória, mais uma vez, com o nome da própria senadora Nilda Gondim, mãe do senador Veneziano. Cremos que seria de bom tamanho pelo que representa, hoje, o MDB na Paraíba.
Com todos esses handicaps do MDB, o deputado Adriano Galdino é o grande nome para ser escolhido como o vice na chapa de João Azevedo, mas ainda temos muito tempo para que essas conjecturas se tornem realidades. Vamos aguardar pois “Política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou” (Magalhães Pinto).
Fonte: POLÊMICA PARAÍBA
Créditos: Gildo Araujo