Polêmicas

Deputado paraibano Luiz Couto recebe de Dilma Rousseff Prêmio Direitos Humanos 2012

Único parlamentar paraibano na lista dos melhores do Congresso Nacional no ano de 2012, o deputado Padre Luiz Couto recebeu o Prêmio Direitos Humanos 2012, na categoria Dorothy Stang, que consiste na mais alta condecoração do governo brasileiro a pessoas físicas ou jurídicas que desenvolvam ações de destaque na área dos Direitos Humanos.

O Prêmio Direitos Humanos é uma oportunidade para reverenciarmos bravas e bravos batalhadores na causa dos direitos humanos no Brasil. A afirmação é da Presidenta da República, Dilma Rousseff, que participou na tarde desta segunda-feira (17) da solenidade de entrega da18ª edição do Prêmio Direitos Humanos 2012. A cerimônia ocorreu no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

Para a ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), pasta responsável pela organização do prêmio, o troféu é o reconhecimento à generosidade de pessoas e organizações que tem como finalidade trabalhar para a humanidade. “Esse é um reconhecimento a todos as brasileiras e brasileiros a partir da referência de vida de defensores de direitos humanos que vocês são”, disse a ministra aos premiados. Este ano, a estatueta que retrata uma mãe com seu filho no colo, foi idealizada pelo artista plástico Elifas Andreato e batizada de “Maternidade”.

Participaram também da solenidade os ministros Antônio Patriota, das Relações Exteriores, Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência, e Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, entre outras autoridades.

Na abertura da solenidade, a embaixadora da Campanha de Combate de Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a cantora Fafá de Belém, emocionou a todos cantando o Hino Nacional Brasileiro.

ORGULHO DA PARAÍBA – Natural de Soledade (PB), o deputado Luiz Couto tem 67 anos e está no seu terceiro mandato na Câmara. Pela segunda vez, foi apontado este ano pelos jornalistas que cobrem o Parlamento como um dos melhores representantes da população. Único paraibano agraciado com o Prêmio Congresso em Foco 2012, figurou na lista dos melhores deputados e foi apontado pelos internautas como um dos destaques no combate ao crime organizado. Professor de Filosofia na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde também se formou, Luiz é padre desde 1976. O religioso entrou para a política em 1995 como deputado estadual. Tem identificação com os pensamentos da chamada Teologia da Libertação. Em 2009, foi suspenso por 30 dias pelo então arcebispo da Paraíba das atividades sacerdotais por ter criticado o celibato, o veto da Igreja Católica ao uso do preservativo e a perseguição aos homossexuais, em entrevista ao Congresso em Foco. A punição foi revista após intensa mobilização popular. Na Câmara, como relator da CPI dos Grupos de Extermínio no Nordeste pediu, em 2005, o indiciamento de cerca de 300 pessoas, entre políticos, juízes, policiais e promotores. Também presidiu a Comissão de Direitos Humanos e Minorias. Em razão das inúmeras denúncias que fez, passou a ser ameaçado de morte por grupos de extermínio. Circula com proteção especial da Polícia Federal!