Marcos Tavares
O Papa entrou no Twitter. Nada espantoso. Os papas tradicionalmente sempre estiveram na vanguarda da modernidade no que se refere à comunicação. A imprensa, tão logo foi descoberta, teve no Vaticano um dos seus usuários que guardou para a humanidade obras preciosas. O telescópio, que gerou a prisão e quase excomunhão de Galileu, tornava mais amenas as noites dos bispos de Roma vasculhando o céu em busca de conhecimentos, não de milagres. Portanto, a adesão de Benedictus XVI à informática é uma continuidade.
O Papa visa, sobretudo, atingir o público jovem que não lê jornal, vê pouca televisão, mas mora em frente a um computador. Com ajuda da rede, ele pretende tornar a Igreja mais contemporânea dessa massa de futuros cidadãos que se afastam cada vez mais da religião tentado por outros apelos mais comerciais. O Papa quer com o Twitter chegar a esse segmento mais afeito às mensagens de cores e tons modernos. A Igreja chega à rede sem perder os dogmas e preconceitos que afastam a juventude, mas ao menos tenta falar sua linguagem.
Na realidade, o Twitter do Papa será mais um canal entre os muitos que ele dispõe como líder de uma religião para falar ao mundo. Os assuntos sérios, que impliquem teologia ou comportamento eclesiástico jamais serão tratados na rede. Continuarão circunscritos a encíclicas sisudas e sérias. Para o trivial, como o Congresso da Juventude que será no Brasil, aí sim a ferramenta jovem será importante, pois mostrará que não é apenas um chiste. O Papa realmente é pop.
Simplesmente Mulher
Mais uma vez o jogador Marcelinho Paraíba acha-se envolvido num incidente com violência contra mulher. Na quinta-feira, ele terminou na delegacia por ter agredido a mãe dos seus filhos que cobrava as pensões.
É um caso recorrente envolvendo jogadores e moças casadouras em busca de um status melhor. Como a maioria desses craques vem de origem humilde, o fascínio com a fama e o dinheiro acaba por colocá-los fora das regras e leis como se fossem blindados.
Um erro que a Bruno custou a liberdade.
Abandono
No interior, prefeitos simplesmente abandonaram seus municípios sem nem esperarem a posse do sucessor.
Serviços básicos, como coleta de lixo e merenda escolar, estão paralisados criando um caos.
É uma atitude comum nas mudanças principalmente entre adversários que tentam esconder as pistas dos seus desastres administrativos.
Gastança
Com as festas do final de ano aumenta o consumo desenfreado, principalmente com compras a crédito.
Depois disso, os índices de inadimplência devem aumentar.
Traumático
O Hospital de Trauma volta ao noticiário. O Conselho Regional de Medicina constata superlotação em todas as suas dependências.
Locais programados para cinco ou seis pacientes recebem mais de 50. Uma verdadeira cruz a ser carregada.
Sem Música
A Funjope desmente propaganda veiculada nas redes e anunciada em cartazes.
Não existe nada programado para o Verão. Nada além do sol, que é grátis.
Faz luz
O governo do estado vai garantir o Natal dos campinenses bancando a iluminação da cidade.
Ricardo mostra suas luzes ao povo da serra.
Pitaco
Os prefeitos de vários municípios insistem em que não vão intervir nem influenciar nas eleições das Câmaras Municipais.
Como todos eles dependem do Legislativo, claro que vão fazer mais que torcer. Vão arregaçar as mangas pelos seus candidatos.
Veto
Crises institucionais. Congresso e STF brigam pelo direito de cassar os mensaleiros com mandato.
Congresso e Presidência brigam pelo veto à Lei dos Royalties votado subitamente.
Frases…
Mais Valia – A abelha não é remunerada pelo mel que produz.
Calados – O silêncio quando nada, esconde a ignorância.
Vadiando – Cão vadio. E desde quando os cachorros trabalham?