O ministro da Economia, Paulo Guedes, se envolveu em mais uma polêmica ao afirmar, nesta quinta-feira (17), que as sobras de comidas da classe média alta brasileira poderiam ser utilizadas para alimentar os pobres e desamparados, como medida para evitar o desperdício de comida no País. A declaração foi dada durante o 1º Fórum Nacional da Cadeia de Abastecimento, promovido pela Associação Brasileira de Supermercados.
“Toda aquela alimentação que não for utilizada durante aquele dia no restaurante, aquilo dá para alimentar pessoas fragilizadas, mendigos, desamparados. É muito melhor do que deixar estragar essa comida toda”, disse.
Guedes também polemizou ao comparar o prato da classe média do cidadão europeu com o do brasileiro, alegando que o europeu é “relativamente pequeno”.
Partidos de oposição repudiaram a fala do ministro. Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, falou que “não é de hoje o desprezo de Guedes com os pobres”. Já o perfil oficial do PSOL nacional escreveu que “essa gangue bolsonarista não vai descansar enquanto não destruir e desmoralizar completamente o país”.
Veja abaixo a fala de Paulo Guedes:
Paulo Guedes compara quantidade de comida no almoço de europeus com brasileiros.
“Os pratos de um classe média europeu, que já enfrentou duas guerras mundiais, são relativamente pequenos”.
Declaração foi feita em videoconferência realizada pela Abras. pic.twitter.com/g8f6jLvHUH
— Metrópoles (de 🏠) (@Metropoles) June 17, 2021
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba