A prefeitura municipal de Monteiro publicou, nesta segunda-feira (14), um novo decreto municipal de medidas restritivas contra a Covid-19. As medidas serão válidas entre os dias 15 e 30 de junho, e dentre elas, está o fechamento total de bares, restaurantes, academias e escolas, além do toque de recolher.
A prefeita Anna Lorena levou em consideração o agravamento do cenário epidemiológico apresentado nas últimas semanas na cidade, inclusive com aumento da média móvel de óbitos dos últimos quatorze dias.
Segundo o texto, ficou estabelecido o fechamento total (lockdown) dos seguintes estabelecimentos: parques, praças, quadras, campos de futebol, parques de vaquejadas, bares, restaurantes, lojas de conveniências e semelhantes; casas de festas, academias, entre outros.
Fica proibida a circulação de pessoas na cidade, com o chamado toque de recolher, a partir das 22h, salvo casos de urgência devidamente comprovados. As escolas públicas e privadas do município permanecerão funcionando exclusivamente através do sistema remoto.
Durante os próximos 15 dias, os estabelecimentos do setor de serviços e o comércio poderão funcionar sem aglomeração dentro de um novo horário de funcionamento, estipulado pelo decreto: de segunda à sexta-feira, até às 18h; e aos sábados e domingos, fechados, com exceção de farmácias e serviços de saúde.
Bares, restaurantes, lanchonetes e similares poderão funcionar apenas com serviços de entregas (delivery), sem comercialização de bebidas alcoólicas, até às 22h, não sendo permitido a retirada no local.
A realização de missas, cultos e quaisquer cerimônias religiosas presenciais poderão ocorrer com ocupação de 30% da capacidade do local, exceto nos finais de semana dos dias 19, 20, 26 e 27 de junho.
Os serviços de atendimento nos órgãos públicos presenciais serão restritos apenas aos casos urgentes e inadiáveis, com exceção dos serviços de saúde e infraestrutura. As demais secretarias farão suas organizações internas.
O uso de máscara permanece obrigatório em todo o município, e o descumprimento desta medida fica sujeito a multa e/ou notificação pelas autoridades policiais e sanitárias.
Segundo o último boletim epidemiológico publicado pela secretaria estadual de Saúde, Monteiro registra até esse domingo (13) 3.349 casos confirmados e 55 óbitos.
Clique aqui e confira o decreto na íntegra.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba