Sete unidades de saúde interditadas na Capital

Salas mofadas, cômodos apertados, cozinha funcionando junto com sala de vacina, ausência de rampas para cadeirantes e pias sem sabão ou toalha para fazer a higienização das mãos. Estes foram alguns dos problemas que motivaram a interdição de sete Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), ontem, em João Pessoa, por equipes do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) e do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB). A partir de hoje, as sete UBSFs ficarão sem médicos para atendimento à população.

No período da manhã, foram interditadas cinco Unidades de Saúde da Família e à tarde foram outras duas. Segundo o diretor de Fiscalização do CRM-PB, Eurípedes Mendonça, a decisão de paralisar o funcionamento das unidades foi tomada após a constatação de que várias irregularidades encontradas já tinham sido comunicadas à Secretaria de Saúde de João Pessoa, após inspeções anteriores, sem, no entanto, ter sido tomada nenhuma providência para solucionar os problemas.

De acordo com Eurípedes Mendonça, a situação encontrada nesses locais é precária e colocava em risco a saúde dos pacientes. As irregularidades encontradas são basicamente as mesmas em todas as unidades: falta de infraestrutura mínima e de conservação. “A sala da médica da UBSF do Róger, por exemplo, estava tomada por mofo. Eu não consegui ficar no local nem dois minutos. Um asmático que entrasse ali certamente teria uma crise em poucos instantes, tamanha era a quantidade de mofo existente”, lamentou.

Em outra unidade, o conselheiro encontrou situação ainda mais constrangedora: uma sala que era usada para consultas médicas não possuía janelas e nem aparelhos de ar condicionado. A única ventilação do lugar era natural e ocorria por meio de uma janela que ficava aberta durante o atendimento. O problema é que essa janela permitia que outras pessoas, que estivessem transitando na unidade de saúde, escutassem a conversa entre o médico e o paciente.

Confira o áudio:

[audio:http://www.jornaldaparaiba.com.br/polemicapb/site/wp-content/uploads/2012/12/MATERIA-LARISSA-CRM-13-12.mp3]