Bruno Filho
Terminado o julgamento do “Mensalão” o foco da mídia retirou-se daquela busca incessante de informações minuto-à- minuto e a população começou a deixar o assunto de lado.O Ministro Joaquim Barbosa já não tem o mesmo Ibope de antes, quando seu nome era proferido aos “quatro ventos”.
Só que eu ainda não vi nenhum dos condenados ser conduzido à prisão.Esta cena a televisão ainda não mostrou,os jornais não escreveram e o rádio não reportou.Todos continuam livres, embora eu entenda que uma condenação deva ser cumprida imediatamente,assim é que eu assisto nos filmes e nas novelas.
Ouvi dizer também que não caberia recurso e que todos deveriam cumprir a pena imediatamente.E então ? Quando veremos Dirceu,Genoíno,e todos os condenados se dirigindo a nova moradia ? Bem, isso ainda não aconteceu.E um outro fato está ameaçando ressurgir e roubar a cena, mas não desencanta.
Veladamente,uma ou outra notícia reporta-se ao ex-presidente Lula.Desta vêz foi o desacreditado Marcos Valério que declarou ter pago contas particulares do ex-presidente e acrescentou em depoimento que ele também esteve em reuniões sobre o “Mensalão” com a participação e a conivência do político.Tudo registrado no inquérito.
Como Valério não tem credibilidade,nunca a população acreditará nas suas declarações.Sempre aparecerá um político para desmentir,e um dirigente do PT para assumir a culpa.Mais ou menos a história do mentiroso que anunciava a presença de um lôbo a todo momento.No dia em realmente era um lôbo,não deu tempo de fugir.
Então, qual seria a solução,caso o ex-presidente tenha mesmo culpa no cartório ? Como tentar colocá-lo em julgamento ? Baseado em quê ? Qual declaração, e de quem, seria aceita como honesta…se é que isso é possível.Essa é a grande arma da blindagem à Lula.
A menos que de uma hora para outra, José Dirceu ou José Genoíno convocassem uma coletiva para denunciar a participação do mesmo em algo que envolva “Mensalão”.Como eles não admitem a existência do esquema, claro que nunca admitirão a participação do companheiro.
Se não houver corpo, não existe crime.Então, se não há “Mensalão”, não pode haver participação desse ou daquele.Por isso o titulo do comentário, será uma duvida eterna.Nunca saberemos a verdade, e com isso a popularidade de Lula irá crescendo pela incerteza da população.
Será “malhar em ferro frio”.O que nos resta é esperar pelos acontecimentos. Voltando ás primeiras linhas, a esperança do povo é ver os condenados pagando suas penas,pelo menos isso.Todos os condenados pela justiça devem cumprir as suas penas de imediato, salvo algum engano da minha parte.
Estamos próximos do Natal, daqui a poucos dias o Reveillon,depois recesso parlamentar e da justiça,em seguida carnaval, e o Brasil vai “engolindo” mais essa.É capaz que vejamos no carnaval um carro alegórico com o nome “Mensalão” num enrêdo qualquer, com os condenados algemados em fila, com algemas de isopor.
Não duvidem de mais esse descrédito, é próprio do nosso querido Brasil.Se tudo fosse da maneira que o Ministro Joaquim Barbosa imagino eu desejou, os programas televisivos do STJ teriam um Ibope permanente, mas se for assim como se anuncia,no próximo julgamento a audiência vai dar “traço”.
Ah ! em tempo,o Corinthians ainda pode ser campeão mundial de clubes no Japão e Lula, que já não é o presidente,mas como bom corintiano como se auto-intitula, terá muita mídia ao receber a equipe,desfilar com o troféu,subir em carro de bombeiros,se juntar ao povão,ser considerado Deus de novo e afastar suas possíveis culpas.
Bruno Filho,jornalista e radialista,que acredita em justiça.Desde que seja cumprida à risca.