O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações inaugurou, nesta terça-feira (1°), uma estrutura de fibra ótica que conecta o Brasil e a Europa. O evento de inauguração, chamado Leading The Digital Decade 2021, contou com a presença de autoridades brasileiras, como do ministro Marcos Pontes, e estrangeiras.
Com essa nova ligação, a comunicação entre os dois continentes será facilitada. Algumas vantagens dessa implantação citadas pelo Ministério das Comunicações são mais acesso a serviços bancários online, suporte para a tecnologia 5G, oportunidades de investimentos, compartilhamento de pesquisas científicas de ponta, mais qualidade nos serviços de streaming e nos jogos online.
O lado brasileiro do cabo foi instalado em dezembro de 2020, na Praia do Futuro, em Fortaleza-CE. Na Europa, a estrutura foi aterrada em uma estação em Sines, cidade localizada a 120 km de Lisboa, capital portuguesa. Desde então, foram implementados testes para que as operações tivessem início em junho.
Segundo previsão do governo brasileiro, após a ativação da fibra, a conexão será ampliada para estações no Rio de Janeiro, São Paulo, ilhas do Atlântico, Guiana Francesa, Argentina, Chile, América do Sul e até mesmo África.
Fonte: Polêmica Paraíba com Tecmundo
Créditos: Polêmica Paraíba com Tecmundo